Multi-trilha

Mariana Cruz

Multi-trilhas - um site que dá o que falar

Imagem da página inicial do site

Multi-trilhas é um site educativo que tem como principal objetivo auxiliar crianças surdas na aquisição da segunda língua – o Português escrito. Ao contrário do que se pode pensar, porém, o site não é dirigido exclusivamente a tal público. Para quem tiver interesse em aprender alguns vocábulos em Libras (a língua dos sinais) ou estiver se alfabetizando, ele é de grande serventia.

Colorido, lúdico e totalmente interativo: trata-se de um site atrativo e apropriado para a criançada. Na página inicial nos deparamos com um mapa da Zona Sul do Rio de Janeiro. Na parte de baixo é pedido para escrever um nome e escolher um entre os cinco personagens desenhados. Após tal tarefa o jogo começa. O personagem escolhido aparece em tamanho grande, e junto dele três opções de cenários do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar, o Quartel Central do Corpo de Bombeiros e o Jardim Zoológico, cada um deles com três situações diferentes. Cada uma delas oferece um tipo de jogo: ligar os pontos, conectar a imagem à palavra escrita ou quebra-cabeças. Quando o jogador acerta, uma moça aparece no vídeo mostrando o vocábulo em Libras e abaixo dela aparece a palavra escrita. Ou seja, um duplo aprendizado.

No tópico Artes aparece um caderno em branco e várias possibilidades de preenchimento. Pode se fazer uma pintura mais abstrata ao selecionar as tintas, cores, pano de fundo e formas geométricas; ou pode-se trabalhar com uma opção mais figurativa, isto é, colocar nas telas os personagens, os animais do zoológico, os elementos relacionados aos bombeiros e todos os outros elementos que aparecem nos jogos. Há ainda a possibilidade de ampliar ou reduzir as figuras, girá-las, movê-las para frente ou para trás. Enfim, criar diversos cenários originais.

Em Libras aparecem vários nomes escritos (referentes aos elementos dos jogos) que, ao serem clicados, são reproduzidos pela moça do vídeo em Libras.

O site foi elaborado por um grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Design (LPD) a partir de uma parceria entre o Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e o Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro (Ines).

Esse site vai dar o que falar.

Publicado em 27 de julho de 2010