Escolakids

Mariana Cruz

Escolakids – aprendizagem e diversão garantida para crianças e adultos

Escolakids

O Escolakids é o canal infantil de um dos maiores sites brasileiros de educação, o Brasil Escola. Seu objetivo é trazer o conteúdo educacional para estudantes do Ensino Fundamental. Além de seções com as disciplinas escolares, traz outras como Datas comemorativas, Jogos, Para pintar, Histórias.

Em Ciências há diversas matérias que tratam de temas bastante em voga, como a água, a vegetação, alimentação e até temas que parecem não ser científicos, mas que são abordados pelo foco da ciência. Um exemplo é o texto A casa, em que são mostrados os tipos de casa que existem e as formas que o homem tem de se abrigar.

Tal matéria também aparece na seção de Geografia, que traz outros temas como A rua; A indústria; Agricultura; Camadas da atmosfera; O ambiente natural e ambiente modificado; Bacia amazônica; entre outros.

Em História os temas abordados são: A abolição da escravidão no Brasil; A família e o tempo (que trata da vida em família nos tempos dos nossos bisavós), A família real portuguesa no Brasil (que mostra os principais motivos que causaram a vinda da família real para o Brasil; A história da feijoada; A história das escolas e tantas outras.

Em Português são ensinadas as características da crônica, da entrevista, da fábula, da linguagem do cartaz, bem como a diferença entre a linguagem verbal e a não verbal, além de assuntos ligados à gramática, como a conjugação dos verbos, as palavras que levam acento agudo ou circunflexo, o que são acrósticos, o que são adjetivos, quais os principais tipos de advérbios e muito mais. Tal seção é útil não só para as crianças como também para os adultos relembrarem do que ficou no passado.

Por se tratar de um canal direcionado ao público do Ensino Fundamental, lá estão as bases de diversas disciplinas; assim é que na seção de Matemática encontramos os fundamentos da Física (com detalhes sobre a força de gravidade) e da Geometria (como se medem os ângulos), bem como assuntos ligados à economia (como aplicar dinheiro). Em Datas Comemorativas, ficamos sabendo as principais características e peculiaridades do Carnaval em diversos cantos do país, a importância do Dia da Árvore como uma forma conscientização ecológica e do Dia do Professor como uma forma de valorização do profissional da educação, além de outros dias importantes para o nossa cultura, como o Dia do Folclore e o Dia do Índio. Datas importantes, mas nem sempre lembradas.

Mas nem tudo é estudo no Escolakids. Há também a seção de Jogos, como o Babysitting, em que o jogador deve escolher o atalho mais curto no menor tempo possível; o Pool pranks, que trabalha a agilidade do participante; o Meggies bakery, em que o participante tem que montar um bolo rapidamente. Apesar dos nomes em inglês, os procedimentos dos jogos estão explicados em português.

Na seção Para pintar encontramos diversos desenhos para o internauta imprimir e colorir do jeito que quiser. Por fim estão as Histórias, muitas delas de elementos do folclore brasileiro como a Iara, a mula sem cabeça, a lenda da vitória-régia.

Vale ressaltar que a equipe é especializada em criação de textos para estudantes da primeira fase do Ensino Fundamental. Apesar disso, o site é interessante para pessoas de todas as idades.

Publicado em 24 de agosto de 2010