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Você é disciplinado no trabalho?

Armando Correa de Siqueira Neto

Psicólogo e professor

Embora todos saibam o que quer dizer disciplina, vale a pena apresentá-la nos seus vários significados: “regime de ordem imposta ou mesmo consentida”. “Ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização”. “Submissão a um regulamento”. A questão é: qual é o regulamento? Você tem um, pelo menos?

Repense a maneira como costuma executar as suas tarefas no trabalho. Será que existe algum método que torne a sua ação mais produtiva, com melhores resultados junto aos alunos? Você pode render mais fazendo as coisas de maneira organizada, aperfeiçoando seu método. Entretanto, somos simpáticos a manter um determinado jeitão de fazer o serviço, de dar aula e nos apegamos a esse jeitão como quem não tem qualquer alternativa. Estamos enganados! Existem diversas formas de executar as atividades, porém precisamos buscá-las ou desenvolvê-las com dedicação e hábito.

Emperramos e permanecemos resistentes à mudança porque ela dá trabalho, causa medo e gasto de energia. Preferimos a acomodação e a segurança do “certo”, do tradicional e do invariável. Contudo, alto lá! A desmotivação encontra espaço e faz seu ninho em condições monótonas e mornas. Então, com o tempo, sentimo-nos sem expectativa, desanimados e, finalmente, frustrados. De quem é a culpa? Não demore a responder.

Para desenvolver motivação, estabeleça disciplina em seu cotidiano profissional, busque melhorar o que já é possível e pesquise continuamente novas formas de ajuste e aprimoramento. Avalie semana a semana, mês a mês (descubra o melhor período comparativo) e perceba os pontos a serem tratados; invista com vigor neles e supere-se.

Observe outras pessoas – inclusive seus colegas de magistério, como elas fazem seu trabalho; peça orientação, troque ideias, consulte o coodenador/supervisor, qualquer pessoa que demonstre ser interessante para o seu projeto de crescimento. Mantenha contato com um bom número de pessoas e troque informações com professores que trabalhem com suas turmas. Tenha uma rede de relações valiosa: solicite o que lhe falta e ofereça aquilo de que dispõe. Estude os métodos que outros professores utilizam, acesse a internet e navegue pelas páginas do conhecimento que precisa. Vá além dos sites apenas engraçados e sexys.

A ideia é trocar o velho e desengonçado jeito de ser e de dar aulas por uma nova e adequada atitude disciplinada, com o objetivo de obter resultados motivadores. Empregue sistematicamente técnicas, gráficos e tabelas nas medições necessárias (produção, avaliação, metas, notas etc.). Faça autoavaliação rotineiramente, analisando itens que possam ser comparados, criando o hábito de se compreender, refletindo sobre os resultados que observar.

Outro exemplo são as dietas e as práticas esportivas; caso se decida por adotá-las, vá em frente! Esforço e boa vontade fazem parte do arsenal de aspectos cruciais ao desenvolvimento disciplinar.

Tenha sempre em mente que disciplina e resultado andam juntos. Acrescente estes itens à sua prática e aumente a chance de ser um profissional entusiasmado pela competência, segurança e autonomia advindas de seus esforços disciplinados.

Publicado em 21 de setembro de 2010

Publicado em 21 de setembro de 2010

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