Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Características da escola humana

Ivone Boechat

Primeira: A escola humana não se apresenta como modelo, em que o sujeito vai, escolhe o manequim, veste a (beca) carapuça e sai diplomado, moderno, pronto, preparado para o futuro, nem um pouco preparado para o presente.

Segunda: A escola humana propõe o trabalho pedagógico, com vistas a formar a consciência de que o sujeito é capaz de transcender qualquer dificuldade e assumir seu verdadeiro espaço. Ali pobreza não é sinônimo de incompetência.

Terceira: A escola humana conceitua o homem como “ser criado à imagem e semelhança de Deus”, com potencial para alcançar a plenitude, por seu próprio esforço, como ser predestinado à autorrealização e à felicidade.

Quarta: A escola humana ajuda a valorizar talentos, a aperfeiçoar dons, a descobrir competências, a formar hábitos e atitudes que identifiquem o homem em harmonia com os outros e com o mundo.

Quinta: A escola humana trabalha pelo equilíbrio ecológico, situando o homem no centro de suas atenções, para preservar a humanidade, educando para a solidariedade.

Sexta: A escola humana rejeita qualquer manifestação de violência, esteja ela inserida nos conceitos e preconceitos, nos programas e currículos, na palavra, nos livros, na comunicação, nas atitudes.

Sétima: A escola humana desconhece motivos de pessimismo, de conformismo, de omissão, incompreensão, incompetência. Pelo esforço mútuo, luta pelo sucesso e pela vitória.

Oitava: A escola humana busca parceria com todos os segmentos da sociedade e se alia aos movimentos comunitários em prol da vida, da saúde, da educação, da ecologia, da paz.

Nona: A escola humana não aceita a discriminação nem estratifica seres humanos por suas condições sociais.

Décima: A escola humana não classifica alunos como ótimos ou ruins, fortes nem fracos. Através do esforço, da atitude e do desempenho, todos são fortes e capazes de vencer. O sistema de avaliação é processado pelo entendimento, num verdadeiro clima de negociação, em que há também espaço para a autoavaliação.

(Extraído do livro Por uma Escola Humana)

Publicado em 26 de outubro de 2010

Publicado em 26 de outubro de 2010

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.