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Características da escola humana
Ivone Boechat
Primeira: A escola humana não se apresenta como modelo, em que o sujeito vai, escolhe o manequim, veste a (beca) carapuça e sai diplomado, moderno, pronto, preparado para o futuro, nem um pouco preparado para o presente.
Segunda: A escola humana propõe o trabalho pedagógico, com vistas a formar a consciência de que o sujeito é capaz de transcender qualquer dificuldade e assumir seu verdadeiro espaço. Ali pobreza não é sinônimo de incompetência.
Terceira: A escola humana conceitua o homem como “ser criado à imagem e semelhança de Deus”, com potencial para alcançar a plenitude, por seu próprio esforço, como ser predestinado à autorrealização e à felicidade.
Quarta: A escola humana ajuda a valorizar talentos, a aperfeiçoar dons, a descobrir competências, a formar hábitos e atitudes que identifiquem o homem em harmonia com os outros e com o mundo.
Quinta: A escola humana trabalha pelo equilíbrio ecológico, situando o homem no centro de suas atenções, para preservar a humanidade, educando para a solidariedade.
Sexta: A escola humana rejeita qualquer manifestação de violência, esteja ela inserida nos conceitos e preconceitos, nos programas e currículos, na palavra, nos livros, na comunicação, nas atitudes.
Sétima: A escola humana desconhece motivos de pessimismo, de conformismo, de omissão, incompreensão, incompetência. Pelo esforço mútuo, luta pelo sucesso e pela vitória.
Oitava: A escola humana busca parceria com todos os segmentos da sociedade e se alia aos movimentos comunitários em prol da vida, da saúde, da educação, da ecologia, da paz.
Nona: A escola humana não aceita a discriminação nem estratifica seres humanos por suas condições sociais.
Décima: A escola humana não classifica alunos como ótimos ou ruins, fortes nem fracos. Através do esforço, da atitude e do desempenho, todos são fortes e capazes de vencer. O sistema de avaliação é processado pelo entendimento, num verdadeiro clima de negociação, em que há também espaço para a autoavaliação.
(Extraído do livro Por uma Escola Humana)
Publicado em 26 de outubro de 2010
Publicado em 26 de outubro de 2010
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