Pode tirar o “cavalo da chuva” quem tem o “burro na sombra”

Armando Correa de Siqueira Neto

Professor e psicólogo

Aquele que ainda acredita na maré mansa profissional parou no tempo. Mais: desconectou-se da pujante realidade que toma conta do mercado mundial. Quem aguarda os bons ventos de outrora não vê com a devida clareza o próprio presente nem o futuro. Se a esperança está depositada na brisa suave da acomodação, é melhor preparar-se para a inevitável tempestade das ações permanentes. A evolução não descansa. Logo, qualquer esboço de teimosia frente a tal movimento será penalizado com a frustração, o desânimo e o baixo ganho financeiro. Por outro lado, a recompensa será justa e altamente motivadora se houver empenho na escalada do progresso pessoal no trabalho. De que lado você quer ficar?

Há algum tempo, estudar, por exemplo, restringia-se à formação de nível médio. Com a crescente competitividade, no entanto, elevou-se a demanda ao patamar do nível universitário. A pós-graduação veio em seguida, qual um item de primeira necessidade. Ou seja, num curto espaço de tempo, impuseram-se graus de formação àquele que pretendeu crescer e conquistar cada objetivo traçado para a sua carreira. Hoje, porém, vê-se a corda muito mais esticada, levando à compreensão de que não há mais o teto médio de aprendizagem que permita ao homem apear do burro e colocá-lo na sombra. Encerrou-se essa era. Agora, o fluxo ininterrupto é a marca registrada da mentalidade daquele que pretende manter-se no páreo profissional – inclusive os professores.

O famoso e empobrecido “não sou pago para isso!” também perdeu a sua validade, haja vista a flexibilidade ter-se instalado de vez no reino das necessidades cotidianas – e mais ainda nas escolas. Fazer mais do que se espera já era bem-vindo em épocas anteriores; agora, então, nem se fale. Ultrapassar barreiras e fugir à mediocridade tornou-se condição vital para a sobrevivência e o aperfeiçoamento docente.

Já ficaram para trás os pálidos modelos de liderança que não alcançam o adequado acolhimento dos liderados, considerando a competência de identificar as motivações de cada um, as dificuldades de aprendizagem e de mudança, os obstáculos dos processos de comunicação, as amarras que impedem o desenvolvimento da autonomia de estudo e aprendizagem e os medos e incompetências de cobrar e obter resultados mais significativos.

Pode tirar o “cavalo da chuva” quem tem o “burro na sombra”, pois daqui por diante o cerco se apertará; resistirá habilmente quem se acostumar à continuidade da aprendizagem, ao uso da reflexão, à atitude empreendedora, à maturidade de assumir a responsabilidade pessoal, à autoavaliação e a correção dos erros cometidos, quem se acostumar à incansável tarefa de se pôr à prova de romper limites e enxergar que é possível ir mais longe do que se imagina.

Mas tais aspectos só se concretizam com sua consciência. Você se permite?

Publicado em 26 de outubro de 2010