Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Mães pós-graduandas agora têm direito à licença-maternidade

Descrever a img desde que não seja apenas ilustração

A partir de reivindicação feita pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos, foi regulamentada a concessão da licença maternidade às bolsistas.

As mães que fazem pós-graduação agora têm o direito à licença-maternidade de até quatro meses, mantendo o pagamento das bolsas, desde que o parto ocorra durante o período de vigência da bolsa. A decisão é da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, pela Portaria 220, publicada no dia 12 de novembro de 2010. O benefício é válido para todas as modalidades de bolsas.  

A ministra Nilcéa Freire, da SPM, encaminhou a proposta à direção dos dois órgãos, sugerindo a concessão desse benefício. A SPM ratificou antiga demanda da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), da Coordenação da Área de Saúde Coletiva do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, sugerida pela representação da Abrasco – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Para Hildete Pereira de Melo, coordenadora do Programa Mulher e Ciência na SPM, a decisão permite que as futuras cientistas brasileiras possam exercer a maternidade sem que isso seja um fator que as coloque em situação de desvantagem em suas carreiras, e sim uma opção a que todas as mulheres têm direito.

30/11/2010

Publicado em 30 de novembro de 2010

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.