Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Conexão Professor

Juliana Maria Carvalho

Muita coisa que interessa ao professor

Imagem da página inicial do site
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br

Conexão Professor é um site que procura ligar o professor ao conhecimento, com ênfase nas novas tecnologias. Ainda que seja voltado ao professor da rede estadual, seu conteúdo pode ser acessado quase integralmente por qualquer pessoa. São matérias sobre diversos temas relacionados à escola, notícias interessantes sobre inovações nas salas de aula brasileiras e internacionais, artigos especiais, agenda de cursos e eventos, reportagens, entrevistas.

A intenção é manter o professor bem informado e atualizado, além de sugerir e fornecer vasto material para atividades em sala de aula. Para isso, divulga conhecimento sobre as novas tecnologias da educação e o uso de diferentes mídias em sala de aula, além de estar presente nas principais redes sociais. Existe também uma comunidade no Ning ligada ao site para troca de ideias e reflexão entre os educadores. O Conexão Professor promove a interação entre as escolas, entre professores e estimula a interdisciplinaridade, oferecendo capacitação para que os professores criem seus próprios materiais didáticos.

Uma das seções traz material sobre objetos de aprendizagem, com definições, sugestões para cada disciplina e links de sites que também trabalham com eles. Parcerias diversas possibilitam o uso de diferentes mídias na sala de aula. Em novembro o site apresentou um caderno especial dedicado ao filme Tropa de Elite 2 e aos temas que poderiam ser abordados nas escolas após a exibição.

Toda semana há uma matéria especial, geralmente relacionada a um assunto em evidência no momento. Essa matéria pode trazer uma entrevista com um especialista da área, um ou mais artigos com desdobramentos do tema, e há espaço para os comentários dos professores; afinal, a interação e o intercâmbio são os focos do site.

Na seção Agenda estão reunidos eventos das escolas e outros que podem interessar ao professor, como oficinas, palestras, simpósios e ações da Secretaria de Educação. Outra seção muito legal é a que divulga os blogs e sites das escolas. Blog ou site de uma escola ou mesmo os blogs de professores ou alunos podem ser divulgados. No momento, mais de 200 blogs e sites estão sendo divulgados. É uma ótima oportunidade para conhecer as atividades e trabalhos que outras escolas estão desenvolvendo.

Com a palavra, o professor é outra seção bastante atraente. Nela, os professores de escolas estaduais podem divulgar seus próprios artigos, teses, trabalhos desenvolvidos em classe como também uma produção diferente ou especial de seus alunos.

Este é um site que merece ser visitado sempre, tendo em vista a quantidade de conteúdo e a constante atualização.

Publicado em 14 de dezembro de 2010

Publicado em 14 de dezembro de 2010

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.