Discutindo questões relacionadas ao Ensino de Física no Brasil: a importância da contextualização

Adriana Oliveira Bernardes

Professora; mestre e doutoranda em Ensino de Ciências (UENF); tutora do curso de Licenciatura em Matemática do Consórcio Cederj; coordenadora do Clube de Astronomia Marcos Pontes

Fenômenos físicos observáveis em nosso cotidiano e que despertam o interesse do aluno devem ser aproveitados para motivar o aprendizado da Física no Ensino Fundamental e no Médio.

A maioria dos fenômenos com os quais nos deparamos são importantes e fazem parte do nosso dia a dia; é para isto que serve a Física: para nos esclarecer a respeito deles.

Notícias relacionadas à Ciência e apresentadas em telejornais ou mesmo na Internet, despertam o interesse, e em sala de aula muitas perguntas surgem derivadas desse contato diário do aluno com a mídia, propiciado principalmente pela TV e pela internet.

Esses fatos ressaltam a importância do professor exercendo o papel de orientador, e não de detentor de saber absoluto – que, aliás, é o papel a ser desempenhado pelos professores, segundo os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Porém, o que se observa na maioria das vezes é que o ensino de Física nas escolas é realizado somente com aulas expositivas e apresentado aos alunos de forma marcadamente matematizada.

O déficit de professores de Física no Brasil é enorme e contribui bastante para esse quadro que hoje encontramos no ensino da disciplina. Também no Estado do Rio de Janeiro, o déficit é grande; existe, por esse motivo, grande chance de que o leitor tenha aprendido Física com um profissional com formação em Matemática, o que, quer se queira ou não, gera grandes problemas no ensino de Física no Brasil; pergunte-se então a si mesmo: o que você sabe de Física? Como ela explica os fenômenos com os quais se depara em seu cotidiano? Se nada disso faz sentido para você, não foi Física que você aprendeu na escola, e sim um punhado de fórmulas, cujo significado não fizeram a menor questão de explicar para você.

Para ensinar Física, como, aliás, qualquer outra disciplina, há que se ter preparo: conhecimento da História da Física, por exemplo; são importantíssimos alguns personagens fundamentais para o desenvolvimento dessa ciência, como Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein, entre outros.

A sociedade vigente na época de Galileu, que contribuiu tanto para suas descobertas, também foi motivo para que, tendo afirmado que a Terra se movia, ele comprasse uma grande briga com a Igreja, detentora de grande poder político na época, fazendo com que verdade ou mentira fosse apenas uma questão que estava ou não dentro de seus interesses.

O conhecimento de experimentos simples que possam ser realizados em sala de aula também são relevantes para que o aprendizado se dê de forma plena, já que poucas escolas possuem laboratório. É de suma importância então que esses experimentos contextualizem a disciplina, mostrando sua importância nos dias atuais.

É bom lembrar a importância que o conhecimento da Física tem na atualidade, o que envolve assuntos como o funcionamento do acelerador de partículas, buracos negros e matéria escura, entre outros temas; a maioria deles desperta bastante interesse em alunos do Ensino Médio.

Na maioria das vezes, o ensino de Física na escola passa bem longe disso; devemos considerar que também profissionais com formação em Física, muitas das vezes trabalham apenas com aulas expositivas, culpando a escola por não ter laboratório adequado no qual possa desenvolver parte de seu trabalho.

Muitas vezes por trás disso se esconde um profissional que, nos tempos em que cursava universidade, não recebeu formação adequada para a preparação de experimentos simples que pudessem ser realizados no caso da falta de laboratório na escola.

É bom lembrar que a formação dos professores dentro da universidade nem sempre é adequada, e é importante que lá se aprenda a trabalhar com a adversidade, pois é o que se encontra na maioria das escolas brasileiras.

Há quatro anos tenho tido oportunidade de trabalhar com o público infantil, via Clube de Astronomia Marcos Pontes; tenho achado maravilhoso aquele público interessado, curioso, ávido por conhecimento, diferente daquele que encontramos nos bancos escolares em escolas públicas no Ensino Médio, que gosta de dizer que nunca aprendeu Física, que não consegue entender Física. Esta é uma questão séria, que fatalmente nos leva à pergunta: será que esse aluno anda realmente aprendendo Física; ou será que é Física que ele realmente não consegue aprender?

Publicado em 14 de dezembro de 2010