O livreiro

Alexandre Amorim

Entre livros e amigos

Imagem da página inicial do site

É comum associar o perfil de quem gosta de ler a uma personalidade solitária, tímida ou mesmo desajustada socialmente. Está claro, porém, que essa é uma imagem preconceituosa, gerada por uma associação tola entre o recolhimento e a esquisitice. O site O Livreiro é uma boa demonstração de que o leitor é um ser social, que deseja partilhar sua leitura e sua experiência com outros leitores. O site se define como “uma rede social para quem gosta de livros” e funciona como um lugar de encontro entre pessoas que mantêm esse saudável hábito da leitura.

Por isso, o melhor a fazer é se cadastrar. É grátis e fácil, sem necessidade de dar informações que costumamos evitar, tais como CPF, endereço e telefone. Depois de cadastrado, você pode entrar em comunidades de assuntos específicos, compartilhar opiniões sobre livros e até anunciar obras que queira emprestar, doar ou receber.

As comunidades criadas se assemelham ao velho conhecido Orkut. Cada comunidade tem um tema e pode trazer uma lista de tópicos a serem discutidos. As comunidades podem ser abertas, fechadas ou moderadas, dependendo da vontade de quem as cria. O espaço dedicado a relacionamento entre os membros cadastrados também é grande, não se limitando às comunidades. Existe o Clube do Livro, onde uma obra é escolhida por votação entre os usuários do site e se torna tema da próxima “conversa”. Um mediador formula ou escolhe questões que os membros podem discutir livremente. Entre os livros discutidos estão os romances Crônica de uma morte anunciada, de García Márquez e Leite derramado, de Chico Buarque. Além disso, ocorrem debates sobre livros de contos, como O informe de Brodie, de Jorge Luís Borges, e Dublinenses, de James Joyce.

Ainda para promover a integração entre os habitués do Livreiro, cada membro tem uma estante virtual de livros em que pode guardar as obras já lidas, livros que quer doar ou receber e até mesmo seus favoritos. Assim como você pode formar uma opinião a respeito de alguém pelos livros que essa pessoa tem em sua estante de casa, também pode decidir se vale a pena entrar em contato com algum frequentador do site pelos livros que ele escolheu para sua estante virtual. É uma espécie de “marketing intelectual” da cada um, o que parece funcionar bem em um site feito para leitores. As simpatias podem evoluir para amizades virtuais, adicionando pessoas com gostos similares ou mesmo pessoas com quem você gostaria de debater melhor opiniões expostas. Existem vários modos de se encontrar no site O Livreiro, desde as comunidades até nos comentários deixados sobre algum livro específico.

O Livreiro é formado por uma equipe multidisciplinar, de vários locais do Brasil e de várias idades, mas com uma coisa em comum: o gosto pela leitura. A Infoglobo, empresa responsável pelos jornais das Organizações Globo, é a responsável pelo site, que teve seu lançamento oficial durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2009. Ainda em fase beta, o site tem perto de cinquenta mil membros já cadastrados e conta com a base de dados da Livraria Cultura, com mais de dois milhões de títulos. É através desse convênio com a Cultura que o site possibilita a venda dos livros. Mas a maior orientação é mesmo integrar e oferecer conteúdo aos leitores.

O Livreiro não pretende ser um portal de notícias, mas, como dizem seus gestores, um “agregador”, sempre de olho na mídia para trazer as referências sobre livros e leituras. Não é um site jornalístico nem um site de literatura, mas sobre livros. Esses livros podem variar de obras filosóficas até textos sobre nanotecnologia, passando, é claro, por romances, contos e poesia. A proposta não é discutir literatura somente, mas estimular a leitura, de qualquer tipo, e promover a inclusão literária. Um dos lemas do site, “cada leitor é de um jeito, e O Livreiro pode ser feito do seu jeito”, é levado a sério, e o espaço dedicado a cada área editorial é vasto.

O blog dO Livreiro procura trazer assuntos variados e atuais. Os últimos posts tratam de quadrinhos, da morte de J. D. Salinger, do filme sobre Mandela, do lançamento do iPad e da Campus Party, a grande festa nerd que aconteceu em São Paulo no fim de janeiro de 2010. O conteúdo importa e a equipe do site se esforça para manter os assuntos literários em dia. São gente que gosta de ler”, como eles se definem. Não importa o quê, apenas gostam de ler. “São diferentes experiências, somadas”, eles se explicam. A mesma variedade que eles pretendem encontrar em seus leitores está na formação de sua equipe: “aproximar pessoas e livros é a nossa missão; ajudar a fazer do Brasil um país de leitores, o nosso sonho”.

Alguns projetos ainda estão por ser implementados. A página inicial, que traz notícias sobre autores e livros no país e no exterior, deve se desenvolver para o “canal Notícias”, por exemplo, em que os principais lançamentos e reedições serão contemplados, além de links e sugestões variadas de leitura. Como o objetivo do site é fazer com que seus cadastrados participem sempre, o projeto "Eu, Livreiro" terá usuários convidados a contribuir com informações e opiniões.

O perfil do leitor é bem diferente do que imaginam aqueles que não leem. Ao contrário de graves ou soturnas, são pessoas ávidas por trocar ideias, fazer amizades e comentar o que cada leitura proporcionou a elas. Foi um grande achado desenvolver um site que promove justamente a integração de pessoas com conteúdo e vontade de falar sobre esse conteúdo. O Livreiro está em expansão, mas já tem muito a oferecer. Com um objetivo específico, o de promover a leitura, mas democrático o bastante para tratar de todo tipo de livro, o site promete crescer na direção certa: sem preconceitos.

Publicado em 9 de março de 2010

Publicado em 09 de março de 2010