EducaBrasil

Tatiana Serra

EducaBrasil - uma agência de notícias para a educação

Imagem da página inicial do site

Acessando o EducaBrasil, é possível entrar num espaço voltado para os profissionais de educação e para o público em geral. A Agência EducaBrasil fornece informações por meio de notícias, entrevistas, coberturas, reportagens, resenhas de livros, pesquisas e outros textos jornalísticos, além de fotografias, infografias e gráficos para uso editorial. Um dado importante é que o conteúdo do site é liberado para ser publicado por outros veículos de comunicação.

Quer saber como surgiu o EducaBrasil? Em 2001, quando Ebenezer de Menezes ainda estava na Faculdade de Filosofia e Thais Helena dos Santos na Faculdade de Letras e Ciências Humanas, eles perceberam que o processo de ensino e aprendizagem estava presente também fora dos meios tradicionais e formais, e então resolveram criar um veículo que olhasse a educação para além da sala de aula. Uma propaganda, um programa de auditório, um evento, mesmo que inadequados, poderiam ser transformados em matéria-prima para discussão e reflexão.

Sobre o objetivo do EducaBrasil, seus criadores esclarecem: “Compreendendo, de forma básica, o conceito de “agenda setting” (Maxwell McCombs e Donald Shaw, década de 1970) como a fixação de pautas e assuntos que são considerados relevantes na mídia e o de “espiral do silêncio” (Elisabeth Noelle-Neumann, década de 1960) como o medo da opinião contrária que cala as posições minoritárias, além de vários estudos sobre o conhecimento colaborativo, o objetivo do EducaBrasil é fomentar o tema da educação, tornando-o relevante nas diversas instâncias da sociedade e do governo com a ajuda dos usuários da internet”.

Quanto ao conteúdo, o EducaBrasil conta com sua equipe original de dois componentes e com a colaboração de visitantes. Portanto, educadores, professores universitários, pesquisadores, coordenadores pedagógicos, jornalistas e outros profissionais interessados em formação podem ser colaboradores do site. A atualização do site se dá em função de temas relevantes, não considerando um período exato.

Em suas seções, a agência traz notícias sobre educação e assuntos afins; resenhas que colaboram para a indicação de bons livros aos educadores; possui ainda uma seção com indicações de revistas especializadas; há também uma seção chamada Estudos, reunindo textos sobre temas abordados em dissertações, pesquisas e teses; além de uma seção de entrevistas e um espaço dedicado às coberturas de eventos feitas pela agência.

Por falar em eventos, pode-se destacar a cobertura do 4º EBAI - Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação, realizado em novembro de 2010. Muitos devem se perguntar qual seria a ligação desse evento com a educação. A resposta está na importância de “estimular a reflexão sobre os impactos do excesso de informação no ensino e na aprendizagem”.

A agência recebe centenas de e-mails e tem mais de 8 mil assinantes. Segundo seus criadores, eles estão sempre ouvindo e procurando estabelecer diálogo com seu público para dar novos rumos ao empreendimento. O EducaBrasil é um projeto mantido pela Midiamix, que desenvolve diversos projetos na área de educação para associações, federações, faculdades e escolas. Para 2011, ela deve investir em novas áreas e na reformulação do site.

Quer ter acesso a reflexões sobre teorias e debates ligados a educação? O EducaBrasil é uma boa opção para ajudar você a se manter atualizado.

Publicado em 4 de janeiro de 2011

Publicado em 04 de janeiro de 2011