Memória da Educação

Mariana Cruz

Educação para não sair da memória

Imagem da página inicial do site

O site Memória da educação traz diversos documentos sobre a história da Educação nos séculos XIX e XX em poder do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São relatórios, dados estatísticos, revistas, trabalhos escolares e outras informações sobre como funcionava a educação em diferentes lugares do Estado de São Paulo: no litoral, no campo e na cidade. E as diversas óticas sobre a escola: dos professores, alunos e inspetores.

Logo na parte superior estão as seis seções que compõem o site: Anuários; Instrução pública; Publicações; Destaques; Galeria de imagens e Arquivo publicou. Nos Anuários encontramos informações expedidas pelas delegacias regionais de ensino da capital e do interior do estado, com atividades escolares dos alunos, dos professores e das unidades escolares. O visitante pode inclusive selecionar o ano que deseja pesquisar (de 1907 a até 1937).

Em Instrução pública, podemos obter informações sobre o quadro de funcionários e suas funções naquela época, além da quantidade de classes e matriculas ofertadas; temos também acesso a fotografias, gráficos do desempenho dos alunos, condições físicas dos prédios etc. Em Publicações encontramos diversos materiais, como orientações sobre o funcionamento dos estabelecimentos educacionais; instrução sobre como lidar com alunos com algum tipo de deficiência e metodologias da atividade docente. Nos Destaques estão leis, ofícios e documentos que mostram algumas peculiaridades existentes e que hoje nos soam estranhas, como o fato de as escolas femininas excluírem o ensino de Geometria. Na Galeria de imagens, as fotos estão organizadas por cidades; separadamente, há os álbuns da Escola Normal. Por fim, a seção Arquivo publicou, cujo nome explica o que encontramos lá.

Com todos esses documentos, informações, imagens e dados, o site Memória da Educação pode ser um excelente material de pesquisa acadêmica ou até mesmo uma atividade diletante para quem se interessa pela história da Educação.

Publicado em 5 de abril de 2011

Publicado em 04 de maio de 2011