Ana Maria Machado

Mariana Cruz

O mundo fantástico

Imagem da página inicial do site

O site fala de uma das mais importantes escritoras infantis do Brasil e do mundo. São cinco seções: Biografia; Caderno de Notas; Novidades; Correio e Livros. Em Biografia ficamos sabendo de passagens da vida de Ana Maria Machado que, por si sós, dariam uma bela biografia: foi presa durante a ditadura; em 1969 partiu para o exílio junto com o filho pequeno, foi jornalista da revista Elle, de Paris, e lecionou na Sorbonne. Em 1977 ganhou o Prêmio João de Barro, o primeiro de muitos outros. Em 1979, abriu a Livraria Malasartes, com a ideia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros. Depois de tanto sucesso com seus livros, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Por fim, em 2000 ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil mundial. E, desde 2003, ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, sendo a primeira pessoa com significativa obra voltada para o público infantil a fazer parte da ABL.

Em Caderno de Notas podemos conhecer um pouco mais dos gostos, da vida e das referências de Ana Maria Machado, pelas respostas dadas no tópico “Tudo ao mesmo tempo agora”, em que estão 20 perguntas respondidas pela autora, tais como o que a levou a escrever para crianças; como ela escolhe o título de seus livros; de onde tira ideias para escrever seus livros, entre outras. Outro tópico da seção Cadernos de Notas é uma exposição virtual chamada “Do outro lado tem segredos”, com imagens e fotos que contam a bonita trajetória de Ana. Lá é possível também ter acesso ao seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Correio é uma área para entrar em contato com a autora e tirar outras dúvidas. A seção Novidades é uma espécie de blog onde encontramos notícias sobre Ana Maria, sobre seus textos publicados no exterior e onde ela expõe sua opinião sobre diversos assuntos, como sua posição contrária a qualquer forma de veto ou censura à criação artística. Em Livros – mil histórias num só lugar podemos encontrar todos os livros da autora, divididos em “...para gente grande” e “...para gente crescendo”. Ainda há diversas opções de escolha: por título, por ilustrador, por prêmio, por idioma.

Depois de navegar pelo site a dica é ler ou reler alguns dos livros da autora e se deleitar ainda mais com suas fabulosas criações.

Publicado em 3 de maio de 2011

Publicado em 03 de maio de 2011