Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Áfricas

Alexandre Amorim

Notícias da comunidade negra

Imagem da página inicial do site
http://africas.com.br

Quando pessoas da classe financeira mais alta rotulam pobres como “gente diferenciada” e pessoas da classe política incitam o racismo e a homofobia, está claro que há algo de podre no Reino do Pau-Brasil. O “brasileiro cordial” de Sérgio Buarque de Hollanda parece ter desistido de morar por aqui, e os atritos sociais são cada vez mais frequentes entre as camadas que dividem nosso povo. Essas camadas, que muitos insistem em esconder, são mantidas por preconceitos raciais, sociais e financeiros, basicamente.

Compreendendo essa fissura nas camadas sociais, o site Áfricas se propõe a conscientizar, formar e informar a comunidade negra, mas também se dirige e envolve a todos que se interessam pelas questões de racismo. Faz parte de seu objetivo esclarecer que a comunidade negra não é apenas uma massa homogênea, mas sim um grupo de pessoas autônomas, com ideias e ideais tão variados quanto qualquer outra comunidade.

Estar ciente de que o negro ainda é oprimido cultural e intelectualmente, além de sofrer a opressão econômica, é um passo importante para que toda comunidade sinta-se encorajada a mostrar sua produção através da comunicação. O site Áfricas considera o universo virtual um espaço bastante propício para essa mudança.

Assim, além de um portal de notícias e assuntos ligados à cultura e cotidiano da comunidade negra, o menu do site oferece temas que vão desde Beleza, Saúde e Educação até Igualdade Racial, Quilombo e Racismo. As áreas culturais são ressaltadas e as entrevistas são esclarecedoras da situação atual e do pensamento e das ações a serem desenvolvidos para que a pecha de oprimido passe a ser um passado distante na vida do negro no Brasil.

Publicado em 17 de maio de 2011

Publicado em 17 de maio de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.