Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Infinitum: uma aventura de proporções astronômicas

Gabriel Cruz

Imagine entrar num jogo de tabuleiro sobre o universo e ver todas as situações que acontecem no espaço bem de perto: planetas, estrelas, galáxias e muito mais.

Infinitum, animação produzida pela Fundação Planetário em parceria com o N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) da PUC-Rio, estreou no último dia 4 de janeiro na cúpula do planetário.

O filme, idealizado por Fernando Vieira, diretor de Astronomia do Planetário, com roteiro e direção de Ed Schiffer e Gabriel Pires, conta a história de quatro amigos adolescentes que usam a imaginação para se transportar para dentro de um jogo de tabuleiro sobre o universo. Enquanto os amigos viajam pela galáxia, o público aprende sobre a composição do sistema solar por meio dos recursos de planetário.

Além dos quatro jovens, a história conta com um divertido computador que tem uma personalidade bem peculiar e explica uma série de conceitos importantes para a compreensão do espectador.

Para a realização do filme, todos os recursos da sala de projeção foram utilizados: projetor de filme, slides e o próprio planetário, com os desenhos das constelações do zodíaco: tudo isso para ajudar o espectador a literalmente entrar na história e ter a sensação de estar viajando pelo espaço e curtindo junto com as personagens todas as suas aventuras e competições (afinal de contas estamos falando de um jogo).

Infinitum consegue, graças ao conceito de educação tangencial, divertir e educar ao mesmo tempo. Quem assiste aprende uma série de conceitos sobre Astronomia, ao mesmo tempo que torce por uma das duplas que estão jogando que alcance seus objetivos. Um ótimo programa para professores, alunos, pais e filhos.

O filme está em cartaz exclusivamente na cúpula Carl Sagan do Planetário da Gávea, de terça a sexta às 18h e sábados e domingos às 16h40.

Ficha técnica do filme:

  • Título: Infinitum
  • Direção: Ed Schiffer e Gabriel Pires
  • Gênero: Animação
  • Produção: Fundação Planetário e N.A.D.A.

Publicado em 11/01/2011

Publicado em 11 de janeiro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.