Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Almanaque Brasil

Mariana Cruz

Cultura de almanaque, com muito orgulho!

Imagem da página inicial do site
http://www.almanaquebrasil.com.br

Feito por jornalistas, designers e pesquisadores, o site Brasil Almanaque de Cultura Popular dedica-se a difundir e a preservar nossa cultura. No tópico Personalidades, encontramos ótimas entrevistas, como a da cantora Elza Soares, a da atriz Fernanda Montenegro, e até uma com Chico Buarque cheio de graça. Junto aos textos encontramos fotos, e em alguns deles até vídeos. Há também minibiografias de importantes nomes de nossa cultura, como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Nelson Gonçalves, Leila Diniz... Com um time desses, nem precisa citar outros nomes.

No tópico Curiosidades é possível conhecer histórias pitorescas, como o fato de “a casa” descrita na música Era uma casa muito engraçada existir de fato, ou que os índios já usavam alimentos com determinados fins que só séculos mais tarde a ciência descobriria; também ficamos sabendo como nasceu o termo lua de mel.

Em Destino são indicados lugares interessantes de se conhecer, desde cidades históricas, como é o caso de Iguape (local onde passava a linha imaginária que separava os domínios de Portugal e Espanha no Tratado de Tordesilhas), até construções, como o edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da América Latina, construído em 1920 na cidade de São Paulo. Também são apresentados outros cantos, como o Vale do Itajaí, onde o tempo parece não passar.

Na parte de Bons exemplos, a dica é ler e, quem sabe, tentar fazer o mesmo (na medida do possível, é claro!). Atitudes exemplares, como plantar na laje ou fazer como Seu Nakao, que transformou o terreno baldio perto de sua casa em um bosque repleto de árvores frutíferas.

Para saber o que há de bom em livros, CDs e outras coisas “de prateleira”, o tópico a ser visitado é Indicação. Lá estão dicas pra lá de interessantes, e algumas delas nem sempre divulgadas na grande mídia.

Em Diversão encontramos piadas para todos os gostos, problemas de lógica, enigmas e adivinhações. Por fim, chegamos ao blog de Elifas Andreato, o artista gráfico, jornalista e titular da empresa responsável pelo Almanaque.

Na linha abaixo de todos esses tópicos ainda há espaço para textos sobre Ciência, Música, Cinema, Teatro, Esporte, Política, Literatura, Saúde, História, Cultura, Dança, Arte e Imprensa. Ufa! Depois de navegar pelo Brasil Almanaque, a expressão “cultura de almanaque” passa a ser motivo de orgulho.

Publicado em 12 de julho de 2011

Publicado em 05 de julho de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.