Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Escola de Cristo e a escola dos homens

Ivone Boechat

Hoje fala-se na educação moderna, discutem-se leis e métodos que poderiam socorrer os “cansados e oprimidos” da escola dos homens; todavia, os especialistas da educação se esqueceram de estudar e analisar a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à humanidade.

O Serviço de Orientação Educacional tem funcionado, na maioria das escolas, como delegacia de polícia, para onde são encaminhadas crianças com problema; depois, por falta de pedagogia, são transferidas, expulsas, discriminadas, reprovadas e registradas no rol da evasão.

Cristo fez tudo diferente

Certa vez, o Mestre estava na Galileia e as crianças como sempre o rodearam, porém, os discípulos (agentes de disciplina) ficaram preocupados e começaram e levá-las para longe. Só que foram severamente advertidos: “Deixai vir a mim as crianças” (Lc 18:16).

O conselho de classe geralmente consiste no encontro periódico do corpo docente para “avaliar” o desempenho dos alunos na aprendizagem. É um julgamento apressado. O aluno é culpado por todo tipo de fracasso. Só ele falhou, só ele mora longe, mal-educado, não se interessou e não aprendeu. Sob a batuta de “especialistas”, vem o resultado, ano após ano: reprovação em massa. O réu é condenado e, se algum professor “bonzinho” erguer sua voz em defesa, quase é massacrado:

– Assim a educação não vai pra frente!

– Você vai aprovar todo mundo?

Cristo fez diferente

Um dia, Ele estava no templo, ensinando, quando “professores, escribas e fariseus” lhe trouxeram uma aluna que havia cometido uma falta grave. Já haviam realizado o conselho de classe entre eles e resolveram reprová-la. Uns citavam artigos da Lei de Moisés (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), outros alegavam seu comportamento, porém queriam ouvir a palavra final do Mestre. Perplexos, viram quando Ele se dirigiu não a eles, mas a ela: “Vai e não peques mais” (Jo 8:11).

Jesus criou o conselho de classe para avaliar o processo educacional, onde destaca, sobretudo, o professor. Isso ficou muito claro principalmente no dia em que se colocou no meio de seus discípulos e perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Estava criada a autoavaliação.

Nem seria preciso dizer, mas a gente diz que o sistema de recuperação que se implanta por aí não recupera. Na Escola de Cristo é diferente. O aluno Pedro estava em recuperação e o Mestre preparou um teste oral, com apenas três perguntas:

– Pedro, amas-me?

– Senhor, tu sabes que te amo.

– Pedro, amas-me?

– Senhor, tu sabes que te amo.

– Pedro, amas-me?

– Sim, Senhor, tu sabes que te amo.

Foi uma prova duríssima, mas Pedro foi aprovado e ainda levou o dever de casa: “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21:16). Jesus criou a recuperação para recuperar o aluno, e não a nota. O aluno recuperado recupera a nota!

Os estudantes da Escola Profissionalizante de Cristo saem habilitados como “pescadores de homens”. Líderes para atuar em todas as eras.

O problema da evasão é tratado com muita firmeza: “Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, perdendo uma delas, não deixa noventa e nove no deserto e não vai após a perdida, até que a encontre?” (Lc 15:4). Jesus orava preocupado com a estatística de um aluno perdido na turma de 100. E nós? De cada 100 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental, somente oito chegam ao Ensino Médio.

Ao contar a parábola dos que se perdem dentro da escola, Jesus se mostrou preocupado não só com alunos perdidos, que abandonam a escola: “varrer a casa, buscando-o até encontrá-lo” (Lc 19:5).

Quem fundou a obra educacional de recuperação dos meninos de rua foi Jesus (Mc 9:42). Ele criou também o Centro de Estudos Supletivos. Havia aulas durante todos os dias da semana: manhã, tarde e à noite. Zaqueu, chefe dos publicanos, cobrador desonesto de impostos, fez sua matrícula de cima da árvore e começou a estudar, naquele mesmo dia, em casa (Lc 19:5). Nicodemos, príncipe dos judeus, preferiu estudar à noite, levando no caderno de anotações as suas dúvidas. Após a primeira aula, levou a resposta de tudo e uma advertência: “Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?”.

Na Escola de Cristo, estudavam ricos e pobres. Quando fundou a Educação Especial, após a aula, curou a todos. Não temos esse poder; todavia, temos o dever de respeitar os deficientes físicos e a obrigação constitucional de fazê-los parte integrada do sistema educacional (Mt 15:31-32). Estava criada a educação inclusiva.

E a merenda escolar? Basta ler a narração bíblica da multiplicação dos pães para responder à pergunta. Todas as vezes que o Mestre ministrava suas aulas, ele mesmo providenciava a merenda (Mt 14:17; Mt 15:36; Lc 15:32).

Jesus sempre trabalhou em equipe, não fazia o que os discípulos podiam fazer. Em Betânia, choravam pela morte de Lázaro e ele mesmo chorou quando chegou à cidade. Seguido por grande multidão (suas turmas eram enormes), foi visitar o túmulo, mas uma pedra o impedia de ver o aluno-defunto. Com seu poder, bastava ordenar e a pedra se tornaria pó. Não. Preferiu trabalhar em equipe: “Tirai a pedra” (Jo 11:39). Jesus sempre fazia a chamada. Dentro do cemitério, se não fosse feita a chamada nominal do aluno Lázaro, seria uma ressurreição em massa: quem deveria “sair para fora?” Sairiam todos!

Na prova final de Pedro, Jesus lhe deu “cola” para repor a peça. O aluno errou a última questão: cortou a orelha do centurião romano. Não foi reprovado nem ficou em recuperação. Continuou na Escola, porque o Mestre sabe que o erro é pedagógico.

Quem foi que criou módulos para o ensino a distância? E os módulos foram escritos pelos próprios alunos, Mateus, Marcos, Lucas e João, observando o universo vocabular...

O alunos da Escola de Cristo são tratados com justiça e igualdade. Judas, que tanto lhe perturbou o magistério, não foi expulso nem transferido: estudou na sua escola até o fim.

Cristo implantou a inclusão digital: “Pedro, tudo o que ligares na Terra será ligado no céu”. Providenciou a globalização do ensino: “Ide por todo o mundo”... para que os homens se religassem na Internet divina e navegassem na mídia celestial: fé@graça.comJesus

A palavra rede (web) “hoje” é ultramoderna; todavia, Jesus a usou como palavra-chave na Sua Escola e deu aula aos discípulos de web: “Lança a rede para o lado de lá”. Ou seja, para o lado do bem.

Ao criar seu Twiter, olhou para Pedro e disse-lhe: segue-me. Hoje o Mestre tem milhões de seguidores ao redor do mundo.

Extraído do livro Escola Comunitária (4ª edição).

Publicado em 12 de julho de 2011

Publicado em 05 de julho de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.