Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

www.vidabreve.com

Alexandre Alves

O que há de simples na vida

Imagem da página inicial do site
http://www.vidabreve.com

Vida breve é um site com jeito de blog: simples, direto, dotado de visual clássico, com poucos menus ou links. Mas saborosíssimo.

Recheado de crônicas e ilustrações de uma equipe bastante especial – jornalistas, escritores, médicos, pesquisadores, artistas plásticos –, Vida breve traz a cada dia um novo texto (sempre ilustrado), para o que esses autores se revezam. São sete escritores e sete ilustradores para sete dias da semana...

Nas passarelas das crônicas, entre outros transeuntes, passeiam Chico Buarque de Hollanda, um mendigo de Copacabana, José Saramago, um italiano em Budapeste, Luis Fernando Veríssimo e seu pai Érico, Leonel Brizola, um verso de Fernando Pessoa.

Na página de abertura, além dos participantes e os dias de participação, está o primeiro parágrafo de cada um dos artigos da última semana – inclusive as presenças especiais.

As crônicas falam de tudo, de histórias do jornalismo a situações do cotidiano, passando por experiências musicais e literárias. Cumprem à risca aquilo que o mestre Fernando Sabino definiu: o irrisório do cotidiano, o pitoresco da vida diária, a memória de fatos que marcam.

No alto da página, os links para contatos, comentários de leitores, expediente e busca. Na lateral direita, a relação dos autores (escritores e ilustradores), contando a vida breve de cada um.

No resto da tela do computador se espalham os textos de uma turma bastante qualificada: Fabrício Carpinejar, Mariana Ianelli, Humberto Werneck, Eliane Brum, José Castello e Manoela Sawitski, além dos editores Rogério Pereira e Luis Henrique Pellanda, banhados por ilustrações de Ramon Muniz, Cinthya Verri, Felipe Rodrigues, Simon Ducroquet, Maureen Miranda, Robson Villalba e Tereza Yamashita.

Vida breve carrega breves crônicas que trazem em si a simples vida de todo dia. Mas é um site que deve ser visitado como a padaria: estamos sempre a torcer pelo dia seguinte para esperar sair o pãozinho quente...

Publicado em 18 de janeiro de 2011

Publicado em 18 de janeiro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.