Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Biblioteca Comunitária Lima Barreto, na Maré, tem espaço exclusivo para crianças

Hélio Euclides

As glórias das letras só as tem quem a elas se dá inteiramente; nelas, como no amor, só é amado quem se esquece de si inteiramente e se entrega com fé cega.

(Lima Barreto, em Os bruzundangas)

A manhã de 14 de julho foi marcante para moradores da Nova Holanda: a Biblioteca Lima Barreto foi reinaugurada; agora é a primeira Biblioteca Pública Comunitária do Estado do Rio de Janeiro.

Inaugurada em 2003, passou por um recesso para obras e reabriu com novidades como acesso para a praça da comunidade e o primeiro espaço de leitura exclusivamente infantil na Maré. O evento de reinauguração contou com a presença de diversos moradores e de membros de instituições da Maré e de fora da comunidade.


Foto: Elisângela Leite

O prédio conta agora com dois pavimentos. No primeiro andar fica a biblioteca infantil, que conta com um acervo de 3 mil exemplares. No segundo estão cerca de 9 mil livros juvenis e adultos.


Foto: Elisângela Leite

O locutor da festa e professor da Escola Municipal Hélio Smidt e do projeto Rede de Saberes, Ernani Alcides, destacou a importância da biblioteca como espaço de formação. “É um local público, de qualidade e com um acervo diversificado para o morador. Essa é uma contribuição importante que trouxe parceiros para a Maré”, comentou.

Contação de história para abrir a festa

O evento começou com a contadora de história do Programa Criança Petrobras, Sônia Faber.


Foto: Elisângela Leite

Edson Diniz, diretor da Redes – Rede de Desenvolvimento da Maré, lembrou das dificuldades dos estudantes no passado, quando não havia biblioteca. E enfatizou o novo acesso direto à praça, ligando cultura e lazer.

Christa Dohnhof, do Rotary Club, registrou que é uma reinauguração do espaço antigo, que passou por reforma, mas o que eleva o momento é inauguração de algo novo, a biblioteca infantil.

João Alegria, do Canal Futura, falou do trabalho compartilhado com o jornal Maré de Notícias, o Censo e a ‘reinventação’ da biblioteca com a Sala Futura. E, por fim, exaltou Lima Barreto, como escritor negro e de vivencia suburbana, um bom patrono para o local. Vicente Machado, representante da Petrobras, ficou contente ao ver o crescimento da Redes e disse que isso é algo merecedor para a instituição. Ana Lúcia, da Secretaria Municipal de Educação, confirmou a todos a parceria pública do órgão com a Maré.


Foto: Dudu Azevedo

Ao final, a diretora da Redes, Eliana Sousa, retirou o pano que cobria a placa de azulejos feitos pelas crianças Gabriel Lins, Caio, Francisco e Andressa. Após o desenlace da fita, todos visitaram as instalações. E ainda participaram de atividades na biblioteca, na Sala Futura e na Praça da Nova Holanda.


Foto: Dudu Azevedo

02/08/2011

Publicado em 02 de agosto de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.