Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Geografia para todos

Mariana Cruz

Em busca de um mundo melhor

Imagem da página inicial do site
http://www.geografiaparatodos.com.br

O site Geografia para todos, como o próprio nome indica, é de interesse geral, mas parece feito sob medida para a meninada do Ensino Médio, pois, aliados à diversidade de assuntos, estão temas sempre debatidos em sala aula e cobrados nas provas. O leiaute do site não é lá essas coisas: o design é tradicional e tem o bege e o branco como cores predominantes. Tal apresentação, porém, acaba fazendo com o que conteúdo sobressaia.

Na página inicial estão listadas as 12 seções do site. A primeira delas, Leitura para todos, traz diversos artigos, matérias e notícias relacionadas à Geografia política, física e ambiental, com enfoque atualizado do panorama mundial. A seção Enem traz as questões das edições de 2003 a 2010 direta ou indiretamente relacionadas a Geografia, além das propostas de redações de cada ano. Em Vestibulares estão questões relacionadas à disciplina, como agricultura mundial, cartografia, clima, geologia e evolução do capitalismo, entre outros. Para mostrar que se trata de um site democrático, há também o espaço de Críticas e sugestões.

Logo depois está a seção de Mapas, que traz as opções de Imagem 3D, com fotos incríveis de lugares exóticos, como a Costa de Omã; as crateras na Tanzânia, o estreito de Gibraltar; há também a opção Mapas mudos, Mapas físicos, Mapas mudos coloridos e Mapas temáticos. Na seção Infográficos encontramos as representações visuais de diversos temas, como Crise na África, Água limpa; Estações do ano, muitos deles em alta resolução, um bom material para ser utilizado em sala de aula.

Em Links para todos estão os endereços eletrônicos que todo geógrafo que se preze precisa saber, como ONU, Mercosul, Incra e muitos outros. A seguir há a seção Paisagem para todos, onde aparecem fotos de diversas partes do mundo: pontos turísticos, paisagens selvagens, uma simples flor do cerrado ou uma pedra com uma cavidade formada pelo processo erosivo. Em Vídeos podemos relembrar vários momentos marcantes da história como a Queda do muro, A revolta dos árabes pela liberdade, Degelo global etc. Logo abaixo vem a seção Infográficos interativos – quase um filmezinho em que o internauta é o diretor. Por fim, há a seção Recursos cartográficos, onde o leitor pode clicar nos ícones da National Geographic, Google maps e do IBGE para acessar os recursos.

Trata-se de um site que interessa a todos aqueles que se preocupam com os caminhos que nosso planeta está tomando. E para a juventude em especial é de grande valia: além de conscientizar, também pode garantir uns pontinhos no vestibular.

Publicado em 09/08/2011

Publicado em 09 de agosto de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.