Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Jacson Andrade

Mariana Cruz

Dicas de português para todos os gostos

Imagem da página inicial do site
http://www.jacsonandrade.com.br/

Ao entrar no site Jacson Andrade basta clicar em “Dicas de Português” para se chegar ao blog deste competente professor de Língua Portuguesa.  Estudantes, “concurseiros”, professores, ou quem simplesmente quer aprender a falar e escrever português de forma correta podem fazer um bom proveito do blog.  

Pela data dos posts vemos que a atualização é constante.  Além da linguagem acessível e fluida utilizada, os temas tratados são atuais, sendo por isso, um bom caminho para se interar de algumas regras do novo acordo ortográfico e uma forma de escapar das “pegadinhas” colocadas nas provas. Por exemplo, em um dos posts Jacson explica o motivo da palavra “muçarela” ser escrita com “ç” e não com dois esses como comumente vemos por aí. E rebate a posição de alguns professores que consideram que a grafia com dois esses deveria ser aceita, por fazer parte do fato linguístico. Sua resposta é bem fundamentada e traz exemplos semelhantes de palavras escritas com “ç” no lugar dos dois esses. A explicação é de tal modo elaborada que faz com que a gente “decore” sem sentir a causa da permanência de tal grafia.  Para saber qual é, leia o post Por que muçarela é com cedilha?.

Para explicar a figura de linguagem aliteração (que consiste na repetição de fonemas no início de palavras na mesma frase ou verso), Jacson mostra um poema de sua autoria em que é utilizada tal figura. Assim, entende-se imediatamente no que consiste a aliteração, sem precisar de muita teoria. A postagem Irmãos metafóricos traz uma charge (assim como em outros posts) que auxilia no entendimento sobre o que é uma metáfora. Além disso, o autor faz uma distinção entre metáfora e comparação de forma bem simples e direta, por exemplo, se alguém diz: “você é um dragão”, está empregando uma metáfora, ou seja, uma comparação sem conectivo. Quando tem conectivo, no caso da sentença “você é como um dragão” trata-se de uma comparação. Simples, ?

O blog não se restringe a questões gramaticais.  Na postagem intitulada “Sua redação vai bem?” ele aponta nada menos que 13 coisas a serem evitadas em relação ao estilo. O último tópico desta lista,  as pérolas disponíveis na internet , é de rolar de rir. Em alguns posts, Jacson também responde dúvidas do leitor.

O texto  Você é intemerato ou intimorato? traz uma lista de parônimos  (da letra E até a Z) –   palavras parecidas na grafia e na pronúncia – e mostra o significado de cada um deles. Algumas palavras são tão parecidas, que mesmo o mais culto pode, porventura, confundir-se. Além desse posts, há outros dois tratando deste assunto. Ao “trazer à tona” o tema “lugar-comum”, a charge que ilustra o texto já diz tudo: trata-se da figura de um político fazendo um discurso recheado de frases feitas que não dizem nada.  E, abaixo de um texto crítico sobre o assunto, vem uma lista com vários desses clichês.

Vale dar uma estudada, navegada, ou mesmo um rápida olhada no blog. Jacson consegue transformar em passatempo prazeroso o que poderia ser um estudo enfadonho.

Publicado em 6 de setembro de 2011

Publicado em 06 de setembro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.