Vamos fugir da mesmice das aulas expositivas?

Adriana Oliveira Bernardes

Professora de Física, mestre em Ensino de Ciências

Bem, todos nós já estivemos sentados nos bancos escolares e todos sabemos como uma aula atrativa é bem-vinda.

Podemos até gostar muito da disciplina ou do professor, termos verdadeira paixão pelo assunto, mas aula expositiva, tenha paciência, não é a melhor forma de aprender!

A razão principal disso é o fato de ela ser centrada no professor e em seus conhecimentos –e não no aluno.

Sabemos que, quando algo nos toca, mexe conosco, fica presente em nós por muito tempo. Assim também é com as aulas; por isso, é importante o trabalho com recursos que nos chamem atenção, que nos toquem de alguma forma.

Nesse ponto, é bom não esquecermos que são muitos os recursos que podem atuar dessa forma – e não apenas recursos tecnológicos podem motivar o aprendizado. Existem outros que também tornam as aulas dinâmicas e atrativas.

Mas é importante que seja escolhido um recurso adequado! Lembro-me bem de que, na antiga segunda série do Ensino Fundamental, minha professora, a fim de nos motivar a escrever, trouxe um pôster para que, a partir dele, pudéssemos nos inspirar.

Confesso que tive bastante dificuldade, pois era um pôster antigo, quase descolorido, com uma casinha antiga e árvores ao redor; enfim, um ambiente bucólico, mas que, afinal de contas, não motivava ninguém a escrever, a criar. Ele não nos tocava! Aquele ambiente não estava inserido em nosso cotidiano, tampouco nos fazia ter vontade de sair de nosso ambiente para entrar nele; enfim, é claro que nem todo recurso é eficaz.

Mas a ideia de utilizar imagens é ótima! Tenho feito isto em minha prática cotidiana. Alguém já viu as fotos da usina de Chernobyl após o acidente? A foto das vítimas do acidente de Goiânia ou de animais fugindo da invasão de águas de seu habitat quando da construção de uma usina hidrelétrica, sim, fotos como essas podem inspirar discussões, e textos podem ser produzidos, como a aprendizagem e o desenvolvimento de competências podem ocorrer quando saímos da mesmice das aulas expositivas. Conteúdos podem ser assimilados se o professor aproveitar tal recurso como ponto de partida.

Não queria deixar aqui a impressão de que penso que as aulas expositivas não são válidas, não é bem assim! Uma aula dialogada pode ser bem eficaz, mas que seja centrada no aluno, e não no professor. Então os conhecimentos que ele já traz consigo podem ser base para que, com a interação com o professor, ele consiga construir novos conhecimentos, assimile outros conteúdos. Isso é possível e penso que eficaz.

Quero deixar claro que o que acho que traz dificuldade ao trabalho do professor em sala de aula é a não diversificação dos recursos, que são tão variados. Por que não utilizá-los?
Nós, como professores, gostamos de novidades, não? Nossos alunos também!

Publicado em 6 de setembro de 2011

Publicado em 06 de setembro de 2011