Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Observatório da crítica
Tatiana Serra
Meio site, meio blog
http://www.observatoriodacritica.com.br/
Ao acessar www.observatoriodacritica.com.br, você encontra um site com cara de blog. Isso porque a ideia desse espaço é arquivar entrevistas, resenhas, artigos e referências de livros com conteúdo metacrítico e, ao mesmo tempo, ser interativo como um blog, propiciando a troca entre professores, pesquisadores, estudantes, escritores e outros.
De olho em tudo que diz respeito à crítica e colaborando com a divulgação e discussão do tema, seja na literatura, no teatro, no cinema ou na música, o Observatório é um canal aberto para quem se identifica com uma dessas categorias e tem vontade de postar seus comentários e enviar suas colaborações para o acervo de textos.
A seção Entrevista apresenta arquivos para download, como a entrevista que o jornal O Globo fez com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho em fevereiro de 2011, na qual ele disse que “no fundo, todo crítico quer ser amado. Mas ou você faz uma crítica honesta ou escreve para ser amado. Polêmica sempre deu leitura, mas o trabalho do crítico é ser honesto e destrinchar o filme para o público”.
Em Polêmica, há comentários sobre alguns acontecimentos dos últimos anos, como a discussão sobre o resultado do Prêmio Jabuti de 2010. Resenhas de livros, artigos, teses, dissertações e vídeos são algumas das outras opções de links do site.
Esse espaço virtual faz parte do projeto Observatório da Crítica, que funciona no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e foi desenvolvido no NEC – Núcleo de Estudos da Crítica. Trata-se de um grupo de pesquisa que, com apoio do CNPq, da Capes, da Fapesb e da UFBA, coleta textos de teor metacrítico para publicação na página do projeto há cerca de 5 anos.
Publicado em 20 de setembro de 2011
Publicado em 20 de setembro de 2011
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.