Educar para Crescer

Mariana Cruz

Diversos modos de ver a educação

Imagem da página inicial do site

Quem trabalha com educação ou tem interesse pelo tema não pode deixar de ter na sua lista de favoritos o site Educar para Crescer. A publicação trata de diversos assuntos relacionados à educação por meio de reportagens, artigos, indicadores, depoimentos e concursos, entre outros. O tópico Comportamento traz diversas matérias, como “Os maiores perigos para seu adolescente”; “Roupa ou uniforme: vantagem ou desvantagem”; “Homossexualidade e homofobia na escola: como lidar?”; “Notas baixas no boletim! E agora?”. Em Gestão Escolar encontramos matérias e dicas para melhorar a administração e a relação na escola, como por exemplo nos textos “Meu professor me odeia”; “Conheça a trindade pedagógica”; “Quem assume o fracasso escolar” e “Professor nota 10”. Em Política Pública, podemos ficar por dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), do Enem e do Prouni.

No canto direito da página inicial temos outras seções bem interessantes, como os hotsites – especiais multimídia feitos pela equipe do Educar para Crescer cujo objetivo é divertir e informar sobre a qualidade da Educação Brasileira. O especial Educação Infantil traz dicas, matérias e até um jogo para as crianças montarem figuras – uma boa forma de estimular e acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. Traz também uma série de textos sobre esse segmento da educação, como: “O que podemos aprender com as crianças”; “11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho” e ”a melhor brincadeira para cada faixa etária”.

Há também um especial sobre a literatura de Cordel que estimula o aluno a criar o seu próprio cordel.

Logo abaixo dos hotsites encontramos a seção Amigos do Educar, onde personalidades como Ivete Sangalo, Nicete Bruno e Tony Ramos falam de suas experiências na escola, do que acham importante na educação dos filhos e do que esperam da educação no Brasil. Outras personalidades, como Jô Soares, Domenico de Masi, Marina Silva aparecem em Depoimentos  respondendo à pergunta: “Como a educação mudou minha vida?”. As seções Testes e Jogos serve para botar a cuca para funcionar com os desafios propostos.
Na coluna à esquerda do site é possível saber qual é A nota do Ideb da escola de seu filho, bem como comparar a nota das escolas de 5.550 cidades do Brasil. E ninguém menos que Malu Mader explica como funciona a procura. Na seção Cartazes estão diversos deles trazendo dicas sobre diferentes temas como “Por que fazer aula de Educação Física?”; “Como incentivar o trabalho em grupo” e “O que a leitura pode fazer por você?”. E o melhor: professores e diretores podem imprimi-los para colar na escola. O mesmo pode ser feito com as Cartilhas, que trazem boas ideias para melhor a qualidade da educação.

O site traz ainda muito mais coisa. Com um conteúdo tão rico, podemos fazer coro a um dos comentários que constam no site: “Educar para Crescer é o site para quem quer ficar antenado com uma educação de qualidade”.

Publicado em 04/10/2011

Publicado em 04 de outubro de 2011