Piadas nerds

Tatiana Serra

Porque o conhecimento pode ser divertido

Pelo menos alguns dos nossos leitores devem se identificar com as piadas de nerds. Seja porque conhecem algumas delas, seja porque já rotularam muitos colegas e alunos como nerds ou mesmo por já terem sentido (e talvez ainda sentirem) o que é ser assim chamado... Seja qual for o motivo, muitos se identificam com o tema e foi isso que fez com que o perfil do Twitter @PiadasNerds tivesse tantos acessos e que, em 2011, várias das piadas postadas dessem origem ao livro Piadas de nerds, o melhor aluno da classe também sabe contar piada – construído com a colaboração de muitos internautas, que tiveram inclusive seus perfis registrados nas páginas de agradecimentos do livro.

Para os que não se identificam com essas piadas e as consideram difíceis demais, é bom saber que metade da graça do humor está em rir de quem não entendeu nada. É o que garantem os autores do livro: Ivan Baroni, formado em Estatística pela Unicamp; Luiz Fernando Giolo Alves, futuro licenciado em Matemática também pela Unicamp; e Paulo Pourrat, que passou do curso de Física para o de Estatística na mesma universidade – três amigos nerds que, ao buscarem piadas desse gênero na internet, resolveram criar um espaço virtual para quem também curte rir do que é menos tradicional.

É certo que entender uma piada de nerd e ver que a maioria não tem ideia do que se trata garantem boas risadas, mas o principal objetivo está longe de rir da ignorância alheia. “O grande barato é que essas piadas ajudam a corroborar a tese de que o conhecimento pode ser divertido”, afirma Ivan. E, apostando na união entre o humor e a informação, no texto de introdução do livro, ele aproveita para falar diretamente aos estudantes que passam pela fase que antecede o vestibular: “Esperamos que o conhecimento contido neste livro torne você uma pessoa mais interessante, mais atraente ou pelo menos mais bem preparada para o vestibular”, além de mais sorridente, é claro!

É muito provável que a maioria de nós não consiga entender todas as piadas do livro, pelo menos não antes de recorrer ao Google. Porém há grandes chances de nos identificarmos com alguns de seus capítulos, já que as piadas passam por diferentes áreas, como: Matemática, Física, Química, Informática, Biologia e até mesmo pelas Ciências Humanas (afinal, também há nerds nessas áreas).

E já que estamos falando aqui de piadas, destacamos um dos melhores tuítes do @PiadasNerds:

Para qual santo você reza quando esquece a senha?
São Login.

Ficha técnica do livro: