Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Umportugues.com

Tatiana Serra

O novo acordo ortográfico ao pé da letra e a um clique

Imagem da página inicial do site
http://umportugues.com

O trema morreu, paraquedas não tem mais hífen, autoescola também não, micro-ondas tem e antirrugas, além de não ter hífen, agora se escreve com dois r. E os acentos? Não é para mudar a entonação das palavras, mas é bom saber que ideia e joia já não possuem mais acento. E então você já se acostumou com as regras do novo acordo ortográfico em seu dia a dia ou dia-a-dia?

Temos até 2013 para a adaptação total, mas com certeza você já está colocando em prática o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor no Brasil em janeiro de 2009. Com ele, o trema foi extinto, algumas palavras perderam acentos e as regras do hífen mudaram. As mudanças não foram tantas, mas enquanto nos adaptamos a elas é bom saber que podemos contar com ajuda em apenas um clique. Basta acessar http://umportugues.com e encontrar um espaço virtual com textos e ferramentas que auxiliam no aprendizado da nova grafia.

Logo na página principal, encontra-se uma prática ferramenta a ser utilizada no caso de dúvidas. Trata-se de um verificador ortográfico especializado nas mudanças introduzidas pelo novo acordo. Basta escrever a palavra ou frase no espaço determinado, clicar em Enviar e receber a resposta em seguida. O verificador ortográfico marcará as palavras que estiverem incorretas e dará a devida explicação, de acordo com a nova grafia. Mas lembre-se de que essa ferramenta não detecta erros de ortografia e gramática que não estejam entre as novas regras. Portanto, é fundamental revisar o texto antes de submetê-lo.

Além do texto oficial do novo acordo – que vem separado por tópicos para que não seja obrigatória a leitura sequencial do documento –, o site apresenta textos que ajudam a esclarecer as principais dúvidas de quem está colocando ou tentando colocar em prática as novas regras, tais como: “Méier ou Meier?”, “Dia-a-dia e corpo-a-corpo levam hífen?”, entre outros. Na seção Saiba mais, você encontra os Destaques do acordo, como “Letras K, W e Y”, “O trema morreu” e “‘Creem’ sem acento”; além da lista dos países participantes do acordo e de datas importantes, como a criação do Acordo (dezembro de 1990) e quando ele passará a ser obrigatório no Brasil (janeiro de 2013).

Visite Umportugues.com, tire suas dúvidas e fique por dentro das principais informações sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Publicado em 18/10/2011

Publicado em 18 de outubro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.