Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Atores, carta aberta

Alexandre Amorim

É você quem atua, você quem representa. Como a sombra de Peter Pan, que se rebela e foge do seu dono, você é quem vivencia a experiência do personagem que está adormecido entre frases, ideias, palavras e rubricas. É você quem tem o rosto, o corpo, os dentes e os olhos desse personagem, para sorrir, chorar ou mostrar dentes e lágrimas ao mesmo tempo. Você vai vestir as roupas que o figurinista lhe entregar e andar entre o espaço cênico determinado, mas é você quem vai saber como dar os passos descalços de Caliban, como encaixar a peça redonda e vermelha em seu nariz ou como usar o véu na peça rodriguiana.

Nos ensaios, seus passos podem ser medidos por diretores, coreógrafos e tantos outros. Tantos que você quase se anula. A ideia original não é sua, o verbo original não é seu, o princípio não é seu. Mas é você quem se faz à imagem e semelhança, é você quem se suja do pó do tablado. Você é o movimento quando gritam “ação!”. E, se confundiram você com o gado que se move para onde é tocado, é porque não compreenderam o significado da palavra interpretação.

Porque seu braço estendido apontando para Medeia, suas pernas tesas sustentando o corpo de Misael, sua espera por Godot são todos parte de você. Você é quem sabe. Você é quem ouve o que fazer, mas é você também quem fala e faz. É pelas suas veias que circula a gestação, é das suas entranhas que vai nascer o personagem.

Cuidado, então. Não basta memorizar o “ser ou não ser”, mas aprender a ser e a não ser. Porque é sua vida em outra vida que vai nos fazer rir e chorar. É sua máscara que vai nos fazer ver.

Porque é você quem vai conduzir nossa paixão.

Sinceramente,
Seu fã.

Publicado em 25/10/2011

Publicado em 25 de outubro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.