Secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia criam o CEJA Profissional. Unidades passarão a oferecer educação básica pela Fundação Cecierj e cursos profissionalizantes da Faetec

Descrever a img desde que não seja apenas ilustração
Foto: Marcia Costa

Com o objetivo de fornecer ensino profissionalizante a estudantes da rede estadual de ensino, o governador Sérgio Cabral assinou decreto que transfere da Secretaria de Estado de Educação para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia as 61 unidades dos Centros de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA) do Estado do Rio de Janeiro. É o CEJA Profissional.

Essas unidades terão, na modalidade semipresencial, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio oferecidos pela Fundação Cecierj e cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A partir de outubro, todas as unidades do CEJA serão geridas pedagógica e administrativamente pela SECT. Anteriormente era a SEEDUC quem fazia essa gestão. A oferta de cursos profissionalizantes acontecerá gradativamente ao longo do próximo ano.

“O Governo do Estado está cumprindo o compromisso de levar ensino profissionalizante a todas as escolas públicas estaduais. São cerca de 50 mil alunos beneficiados com uma educação voltada também para o mercado de trabalho. É a união de forças do estado em prol da Educação”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

"O que estamos fazendo é oferecer, com a qualificação profissional, uma chance para as pessoas mudarem suas vidas. Esse era um projeto antigo, de aliar o ensino de jovens e adultos aos cursos profissionalizantes. Agora esses alunos podem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está passando, com grande atração de investimentos", disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Estrutura e qualificação

Os prédios onde funcionam apenas aulas do CEJA ficarão sob gestão da SECT, assim como os cursos que se localizam em prédios onde há ensino regular. Os servidores lotados nessas unidades escolares permanecerão no quadro de pessoal da SEEDUC e atendendo a esses estudantes.

Os recursos financeiros para manutenção e merenda das unidades repassadas à SECT serão mantidos pela SEEDUC enquanto esses colégios estiverem vinculados à Secretaria de Educação de acordo com o Censo Escolar do Inep/MEC.

“Estamos com ações casadas com a agenda macroeconômica do governo. Vamos preparar mão de obra para o mercado de trabalho que se abre no estado. Fizemos isso com um Ciep e um CVT, em Duque de Caxias, faremos em outras unidades e agora mais essa parceria. Os professores estão tendo formação continuada, os alunos têm reforço escolar. Tudo para preparar nossos cidadãos”, disse Risolia.

Somente em 2011, sem contar o ensino técnico e outras áreas, a Faetec ofereceu mais de 220 mil vagas em cursos profissionalizantes e de qualificação.

"O governo está trabalhando para atender à demanda de mão de obra crescente no estado. Inauguramos dois CVTs na área de automação industrial, com laboratórios de ponta, para atender grandes empresas e complexos industriais, um deles num Ciep de Duque de Caxias, em parceria com a Secretaria de Educação. Além disso, as unidades da Faetec existentes potencializam a oferta de vagas em todo o estado, já que elas regionalizam a formação de mão de obra. Essa nova parceria só vai ajudar a melhorar a formação das pessoas", afirmou Alexandre Cardoso.

25/10/2011

Publicado em 25 de outubro de 2011