Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Consciência negra o ano todo

Mariana Cruz

Consciência negra na educação – em busca de um mundo melhor

Imagem da página inicial do site
http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/

A revista Nova Escola traz um hotsite que vem bem a calhar com a época em que estamos: o mês da consciência negra. É bem verdade que algo tão importante como o respeito à diversidade racial não deveria ter um mês especial, mas como ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra o racismo e o preconceito, ainda se faz necessário ler, reler, conscientizar-se da gravidade dos problemas relacionados a esse tema.

É por isso que a nossa dica é dar uma boa navegada pelo Consciência negra o ano todo. Este especial traz mais de 35 textos relacionados às questões raciais, como uma reportagem que mostra como trabalhar a História da África em sala de aula fugindo das armadilhas preconceituosas da abordagem tradicional e seguindo a proposta do MEC de incluir aspectos como o estudo da História da África e dos africanos, da luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil. Há inclusive um link com alguns materiais de apoio para tais aulas. Para as aulas ficarem mais ricas, a sugestão é ler a entrevista com a especialista em diversidade Viviane Farias, em que ela fala da Diversidade sociocultural brasileira em debate.

Na parte de Recursos Multimídia, o leitor pode fazer teste sobre o que sabe sobre a escravidão no Brasil, com cinco questões de múltipla escolha muito bem elaboradas, com direito a comentários sobre cada resposta marcada (tanto em caso de erro como de acerto). Outra boa forma de aprender sobre a História da África é por um infográfico que traz um mapa e ilustrações sobre a cultura e as tecnologias dos povos africanos que habitavam o continente quando se iniciou o período colonial. Essa seção ainda traz um vídeo sobre as religiões afro-brasileiras.

Em Reportagens mais Acessadas podemos ler temas relacionados à Educação Infantil (“Valorizar a diversidade é trabalho para todo dia”); Gestão (“Como sua escola aborda o racismo?”) e Orientação educacional (“Como formar jovens mais tolerantes?”). Logo a seguir estão os Planos de aula em destaque. A atividade sugerida para trabalhar na Educação Infantil pretende estimular o respeito à diversidade; os projetos de 7º ao 9º anos buscam trabalhar com a história local dos afrodescendentes, e o tema sugerido para ser trabalhado pelo 5º e 6º anos traz uma importante reflexão: “Ainda existe escravidão no Brasil?”.

Para que todas essas propostas estejam bem fundamentadas, porém, há que se estudar. Assim, é importante se embasar com leituras de artigos sobre o tema, como os de autoria do físico e educador Luis Carlos de Menezes presentes no site. Interessante também é ler os comentários dos leitores sobre tais textos.

Esse especial é uma aula de cidadania e civilidade, além de ser leitura obrigatória para todos aqueles que acreditam, lutam e desejam um mundo melhor.

Publicado em 01/11/2011

Publicado em 01 de novembro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.