Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Disciplina e resultado motivadores

Armando Correa de Siqueira Neto

Psicólogo e professor

Não é sem razão que muitas pessoas desanimam ao perceber que os resultados daquilo que desejaram não foi obtido. É o clássico “quase deu certo”. Porém normalmente faltam alguns itens para que se alcance o objetivo esperado; dentre eles destaca-se a disciplina. Boa parte das vezes não somos disciplinados.

Não utilizamos métodos para desenvolver alguns trabalhos, não fazemos registros dos resultados e, consequentemente, não comparamos um registro e outro.
Não nos avaliamos regularmente, a fim de diagnosticar o que precisa ser melhorado (nos achamos quase perfeitos), não desenvolvemos procedimentos e não os registramos para aperfeiçoá-los no momento propício.

Não nos dedicamos a atividades de desenvolvimento (leitura, esportes) com frequência (exageramos no primeiro dia e abandonamos no terceiro...) etc.

Ao observar o nível de disciplina de algumas pessoas, especialmente alguns esportistas, destaca-se a disciplina existente, levando-os quase inevitavelmente ao sucesso. Vitórias e medalhas atestam tal realização. Nesses casos, a motivação é contagiante e está presente em boa parte do tempo. Há forte pressão por parte de quem lidera tais pessoas, mas é uma pressão estimuladora. A cobrança faz parte desse tipo de êxito. Vale recorrer ao técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardinho: “O combate à acomodação é permanente. Ao garoto convocado pela primeira vez, se você diz que o treino começa as sete, é possível que ele pergunte: “Não pode ser às cinco?” Ele quer melhorar, está animado, cheio de gás. Já o campeão do mundo pode reagir de outro modo: “Por que não às dez?” Como já chegou lá, tende a relaxar. Por isso quero todos na quadra às sete da manhã”.

No caso de uma escola (ou de uma empresa) fica a pergunta: por que as pessoas se dedicam mais nos dias que antecedem o fechamento de notas no bimestre (ou metas)? O resultado final não é uma somatória de ações? Imagine se todos se esforçassem com a mesma intensidade todos os dias. Vale a pena discutir tal questão entre os líderes e os seus seguidores para elucidar pontos de obstrução à produtividade e ganhos de maior vulto.

Vemos gente fazendo sucesso e sentimos uma ponta de inveja. Gostaríamos de estar em seu lugar, mas sequer fazemos ideia do duro que essas pessoas dão diariamente, treinando seis, oito, dez ou mais horas por dia. Dizemos: ‘isso é loucura!’.

Todavia, não é. É disciplina para atingir resultado. Insanidade é ficar na moleza esperando o sucesso chegar. O negócio é pra valer, não tem meio-termo: para alcançar mais, é necessário se dedicar mais. Não há mágica nem adianta desejar sorte caso não ocorra disciplina. Dia após dia devemos ser incansáveis e continuar plantando, mesmo que na época da colheita a safra venha a ser mirrada. Os primeiros resultados são menores, mas os seguintes tendem a aumentar, desde que o plantio se mantenha e cresça à medida das próprias metas.

Quer mais, deve seguir adiante!

Publicado em 01/11/2011

Publicado em 01 de novembro de 2011

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.