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Criação de um documentário por alunos de turmas de EJA num curso básico de Astronomia ministrado em colégio estadual

Adriana Oliveira Bernardes

Mestre em Ensino de Ciências (UERJ)

Introdução

Observar o céu, entender os fenômenos relacionados aos astros, objetivo da Astronomia, é algo que o homem procura fazer desde a Antiguidade.

Segundo Salvador (2009, p.17), “o estudo dos astros, ou seja, a Astronomia, foi a atividade que abriu as portas do mundo da ciência para os seres humanos”.

Apesar de por muito tempo ter utilizado para compreensão desses fenômenos o que chamamos hoje de senso comum, o fascínio pelo céu foi fundamental para o desenvolvimento desta ciência.

O senso comum levou o ser humano a chegar a teorias errôneas, como a de que a Terra (e não o Sol) era o centro do sistema solar, mas ainda assim era uma tentativa de explicar o universo conhecido.

A Astronomia, envolvendo assuntos interdisciplinares, tais como Física, Química, Matemática e Biologia, é fundamental para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e pode contribuir para motivá-los ao estudo das ciências.


Figura 1 – Alunos de EJA (Ensino de Jovens e Adultos) apresentam trabalho sobre Astronomia

Com essa premissa e reforçando a importância de sua inserção no Ensino Médio, introduzimos por meio de um projeto a disciplina para turmas de EJA de Ensino Médio, estimulando os alunos a produzir a partir daí um documentário sobre o curso.

Normalmente, tópicos de Astronomia são apresentados no Ensino Fundamental em Geografia e Ciências e no Ensino Médio em Física; segundo Salvador, (2009, p. 18), “com essa diluição, não só perde o ensino da Astronomia, mas também o próprio professor, que se vê sem uma poderosa ferramenta de ensino”.

Em relação a turmas de EJA, é bom lembrar que, segundo a legislação (BRASIL, 2001), deverá haver “oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola”.

Neste trabalho apresentamos uma experiência na qual alunos de um curso básico de Astronomia elaboram um documentário. Segundo Carvalho (2006), “o documentário é uma produção audiovisual que lida com a verdade, mostra fatos reais ou imaginários, o que normalmente chamamos de “não ficção”.

Metodologia

O curso de Astronomia Básica foi ministrado para o 2o ano do Ensino de Jovens e Adultos do Ensino Médio, com um total de 50 alunos do Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, situado na Rua Pereira Marins, s/n, Portela, Itaocara, no Estado do Rio de Janeiro.

A duração do curso foi de um semestre letivo, de agosto a novembro de 2007. Eram ministradas duas aulas semanais de quarenta minutos. Um curso de Astronomia no Ensino Médio é importante, como considera Damiani (2010, p. 18): ”mais amplamente, a Astronomia forneceu e continua a fornecer ferramentas conceituais decisivas para a Astronáutica, para a análise da luz, para a compreensão da energia nuclear, para a procura de partículas atômicas”.

Os conteúdos do curso foram:

  • Movimentos do Sol, Lua e planetas;
  • Características dos planetas do sistema solar.

Os recursos utilizados foram:

  • Vídeos educativos;
  • Observações do céu;
  • Aulas expositivas.

Após o desenvolvimento do conteúdo, foi produzido pelos alunos um vídeo no qual dão depoimentos sobre suas dificuldades na escola e sobre o curso, finalizando com a gravação dos conhecimentos sobre o sistema solar adquiridos no curso. O que é importante, já que, segundo Bernardes (2009, p. 8),

nesse sentido, nos cursos para jovens e adultos, é necessário ao professor considerar as vivências dos alunos, experiências e práticas, o que irá colaborar para que o mesmo construa o conhecimento de forma plena, contribuindo assim para estimular sua autonomia, conduta ética e cidadã.

No semestre seguinte, o projeto foi desenvolvido junto à outra turma de EJA, para a qual inicialmente apresentamos o vídeo produzido pela turma no semestre anterior.

O documentário também contava com depoimento dos alunos e mostrava eventos que ocorreram durante o desenvolvimento do projeto, tendo sido elaborado com o programa Windows Movie Maker.


Figura 2 – Alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos.

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um software da Microsoft para editoração de vídeos; permite que sejam gerados vários efeitos no vídeo, sendo possível acrescentar música, sons, textos, entre outros recursos. Segundo Menezes (2009, p. 220), “a introdução das tecnologias computacionais está transformando nossa maneira de ver as coisas, de trabalhar, de aprender, de relacionar e, de modo sutil, também nossa forma de pensar”.

Resultados

Foi produzido um documentário pelos alunos sobre suas dificuldades ao retornar à escola e sobre seu desenvolvimento no curso de Astronomia. No documentário ficam evidenciados:

  • Visíveis dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem;
  • O aprendizado no curso de Astronomia e a motivação para gravação do documentário.

Conclusões

O projeto mostra a possibilidade de inserção da Astronomia no ensino regular; apesar das dificuldades encontradas por alunos de EJA ao retornar à escola, a Astronomia poder ser motivadora para que o aluno seja ativo em seu processo de ensino e aprendizagem.

Perspectivas do projeto

O documentário será futuramente inserido num curso direcionado a professores do Ensino Fundamental e Médio que trabalham com turmas de EJA, com o objetivo de mostrar a possibilidade de inserção da Astronomia no currículo.

Agradecimentos

Aos membros do Clube de Astronomia Marcos Pontes, que colaboraram com todas as atividades que foram desenvolvidas.

Referências

BERNARDES, A. O. Observação do céu aliada à utilização do software Stellarium no Ensino de Astronomia em turmas de educação de jovens e adultos (EJA). Relea (Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia), n. 10, 2010.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília: MEC/CNE, 2001.

CARVALHO, MÁRCIA. Revista PJ:BR. Jornalismo Brasileiro, nº 07 – 2º semestre 2006. O documentário e a prática jornalística.
DAMIANI, A. Fascínio do Universo. s.l.: Odysseus, 2010.

MENEZES, A. P. S. O uso do software Windows Movie Maker como recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem no ensino de Ciências na Amazônia. Disponível em: http://www.senep.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terra_terra1/TexaTerraPoster1.pdf.

SALVADOR; NOGUEIRA; CANALLE, J. B. G. Astronomia: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC/SEB; MCT; AEB, 2009. (Coleção Explorando o Ensino; v. 11).

Publicado em 13/12/2011

Publicado em 13 de dezembro de 2011

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