Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Interessado ou interesseiro: como identificar e lidar com o excesso de bajulação?

Tatiana Serra

“E o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais”,

trecho de marchinha de carnaval composta por Roberto Martins e Frazão

Se não foi num baile de carnaval ou num bloco de rua, certamente você já cantou O cordão dos puxa-sacos em aniversários, enquanto o primeiro pedaço do bolo era oferecido a alguém especial. Seja na brincadeira ou na vida real, quem homenageia alguém ou mesmo dá mais atenção a quem é importante para ele muitas vezes é rotulado como puxa-saco e, uma vez assim chamado, qualquer que seja sua atitude só irá reforçar esse rótulo.

Mas de onde vem o “puxa-saco”? De acordo com o professor de português e estudioso da língua Ari Riboldi, a expressão puxa-saco surgiu nos quartéis. É que, nas rotinas diárias e nas saídas a campo de provas, os soldados rasos eram obrigados a carregar seus próprios sacos de suprimentos e os dos seus superiores hierárquicos.

Desde a época de escola, já identificamos os chamados puxa-sacos. Sabe aquela imagem do aluno que levava uma maçã para a professora? Ali estava um puxa-saco. Aquele que muito participa das aulas e o primeiro da fila também são classificados assim, mesmo que suas justificativas estejam mais para alunos interessados em prestar o máximo de atenção do que para bajuladores de plantão.

A verdade é que ninguém gosta de ver um puxa-saco em ação; contudo, não adianta não gostar; seja aonde você for, sempre encontrará um deles. É do ser humano, ou melhor, o puxa-saquismo pertence à personalidade de determinados indivíduos. Mas você já imaginou que isso pode ser genético?

Em entrevista à revista Educação Pública, o blogueiro Marcello Cabral, que escreveu a crônica Puxa-saquismo genético, fala a respeito: “A irresistível necessidade de bajular, sobretudo alguém em posição mais influente que a do sujeito da adulação, certamente é um traço de personalidade. Mas, como a maioria das características de um indivíduo é de fundo genético, herdadas e transmitidas, penso que o mesmo possa se aplicar ao puxa-saquismo. Talvez precisamente por isso se trate de atributo ‘irresistível’”.

Numa reunião de trabalho, o chefe diz: “Bonita camisa, Fernandinho”. O funcionário, então, agradece. No dia seguinte, o chefe novamente elogia a camisa de Fernandinho, que responde: “A do senhor também é linda”. Ao perceber que chefe e funcionário usam o mesmo modelo de camisa, os outros funcionários decidem imitá-los e, dias depois, todos estão com a mesma roupa e se entreolhando.

Quem não se lembra desse comercial dos anos 1980? É um daqueles que ficam guardados na memória mais pela mensagem do que pela marca anunciada (eu mesma não me lembro qual era). O anúncio é marcante porque, em outros contextos, vimos essa cena se repetir bastante no nosso cotidiano. Tanto o puxa-saco quanto quem tem seu “saco puxado” tem responsabilidade nessa relação; será que se trata de um jogo consciente entre os dois?

Marcello Cabral, licenciado em Ciências Biológicas, hoje trabalha com restauração de documentos em Brasília; ele se diz ex-professor (embora eu não acredite que alguém deixe de ser professor, mesmo não atuando diretamente na educação) e esclarece que não é especialista em nenhuma área do conhecimento mencionada. Suas respostas, portanto, são da mesma natureza da crônica: baseadas na intuição, na criatividade e na ironia. E é isso que aqui pretendemos: apenas percepções a respeito do tema. O primeiro blog criado por Marcello foi o Diabo no meio da rua (nome em alusão ao romance Grande Sertão: Veredas), onde publica seus escritos. O segundo, Barro do Sonho (nome inspirado na poesia de Thiago de Melo), ele usa para frases curtas e citações, combinadas com ilustrações que julga representativas e interessantes.

Marcello acredita que tudo depende da natureza do puxa-saquismo. “Se nos referimos àquele atributo comportamental geneticamente estabelecido, a recompensa é incidental – o puxa-saco não necessariamente se pautará por interesses, mas tão somente pelo irresistível impulso de adular. Todavia, se o exercício da bajulação é ardiloso, astutamente estabelecido para uma finalidade, para um interesse específico, estamos aí no domínio do maquiavelismo, não da genética. Quanto ao bajulado, idem – ele se submete à bajulação por gosto inato ou por interesse”.

Muitas vezes, por ser tratado como puxa-saco pelos colegas, o aluno ou funcionário dedicado muda seu jeito, como uma espécie de defesa. Mas seria possível chegar a um meio-termo entre ser o queridinho do professor ou do chefe e ser querido pelos colegas? “A possibilidade do meio-termo dependeria, em última análise, da disposição de espírito dos próprios colegas e da qualidade do relacionamento no ambiente escolar ou de trabalho. Ocorre que, nesse caso, há que ser considerados outros fenômenos também encontradiços nas relações interpessoais: inveja, despeito, ciúme. Muitas vezes atribui-se a alguém a pecha de puxa-saco não pela manifestação de fato do puxa-saquismo, mas por inveja, por despeito, por ciúme e que-tais”, diz Marcello.

Quase todo professor já se deparou com um puxa-saco em sala de aula; a questão é saber como deve lidar com alunos desse perfil. Seja no ambiente escolar, no meio político ou em qualquer lugar ou ocasião, o limite do puxa-saquismo pode ser determinado por quem recebe a bajulação; e é bom lembrar que há aqueles que gostam de ter seu ego massageado e de tirar outros proveitos. Há também os que desprezam qualquer tratamento desse tipo. Para Marcello, “se a faceta abjeta do puxa-saquismo, qual seja aquela pautada pelo interesse escuso, pela hipocrisia, pela subserviência, se essa é a fisionomia que se apresenta ao bajulado, a ele é de alvitre ético evitar a bajulação. Senão, se o puxa-saquismo for apenas caricato, inócuo em suas consequências, cabe ao foro do incensado decidir se lidará com o seu adulador com gosto ou com desprezo”.

Um puxa-saco estará sempre elogiando você e lhe dando razão em tudo; ele daria a “vida” por você; sempre se antecipa aos seus desejos; é participativo em excesso; e tem ar submisso... Espere um pouco: é bom ter cautela na hora de identificar um deles. Talvez o segredo para lidar com um puxa-saco esteja em saber identificar suas características em primeiro lugar e, só assim, saber lidar com ele. Afinal, podemos confundir interessados com interesseiros, dedicados com bajuladores e atitudes apenas caricatas com as repletas de “segundas intenções”.

O que você pensa sobre isso? Coloque sua opinião no Discutindo!

Link:

  • Não se deve subestimar um puxa-saco – Max Gehringer
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2011

    Publicado em 08 de fevereiro de 2011

    Novidades por e-mail

    Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

    Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

    Deixe seu comentário

    Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.