Alunos on-line

Tatiana Serra

Informações disponíveis para o processo de ensino e aprendizagem

Imagem da página inicial do site

Voltado para estudantes das diferentes idades, o www.alunosonline.com.br pertence ao portal Brasil Escola e pode ser uma maneira “bem web” de mostrar os temas que estudamos em sala de aula. Isso porque que em seus links o internauta encontra pequenos e objetivos textos sobre os diferentes assuntos – o que pode facilitar e atrair mais a navegação dos estudantes.

Talvez a variedade de informação seja mesmo a grande vantagem do Alunos online. Logo na página principal estão: sistemas lineares, aspectos relativos às populações das regiões brasileiras, eletromagnetismo, dicas sobre redação técnica... Enfim, nesse endereço os mais variados assuntos convivem democraticamente; se você quer saber desde dicas sobre a abreviatura de horas aos detalhes sobre a Teoria Atômica de John Dalton, essa pode ser uma boa opção.

Os assuntos abordados são divididos por disciplina. Ao clicar em Biologia, por exemplo, você encontra definições sobre essa área e suas subdivisões, além de textos que “pincelam” os diferentes temas, como sexualidade, ecologia e reprodução; outras disciplinas, como Filosofia, têm seus temas abordados dessa forma “bem web”, o que pode ajudar a despertar o interesse dos estudantes pelos grandes pensadores.

A seção Especiais traz temas mais específicos e atuais, como o terremoto ocorrido no Japão em março de 2011, por exemplo. Em Pesquisa Escolar, o estudante encontra artigos de apoio sobre doenças, drogas, sexualidade, política etc.

No site há também os espaços dedicados a públicos específicos, como o link do Escola Kids, do portal UOL, que oferece textos e jogos para as crianças; o Canal do Educador traz dicas para os professores, desde temas a serem tratados em sala de aula à relação com os pais de alunos; enquanto os estudantes que se preparam para cursar uma faculdade têm espaço garantido no Vestibular; ali encontram agenda das provas, notícias, informações sobre as universidades, simulados, sistema de cotas e dicas sobre as provas e até sobre intercâmbio.

Acesse www.alunosonline.com.br e conheça o site; você pode participar dele também pelo Twitter e pelo Facebook.

Publicado em 28 de junho de 2011

Publicado em 15 de fevereiro de 2011