Visões sobre a Educação Infantil

Mariana Cruz

Entrevista com a diretora da Escola Jardim Botânico Educação Infantil

A Educação Infantil é, na maioria das vezes, o primeiro passo das crianças para fora do ninho, do ambiente seguro da família e do lar. Como lidar com esse momento de passagem? O que uma escola deve oferecer nessa etapa? Para saber mais sobre esse período tão rico e delicado da formação de nossas crianças, Márcia Andrea Ferreira Cardoso, uma das sócias da Escola Jardim Botânico Educação Infantil, conta uma pouco de sua experiência de quase duas décadas nesse ramo da educação.

Como surgiu a ideia de abrir a escola?

Somos três sócias: duas são psicólogas e uma é fonoaudióloga. Trabalhávamos na mesma escola (na Curiosa Idade, onde comecei a trabalhar antes de me formar e fiquei por seis anos) e tivemos o desejo de abrir nossa própria escola, seguindo muitos conceitos que já havíamos estudado e apreendido. Depois disso, montei com minhas parceiras a Jardim Botânico Educação Infantil. Todo esse tempo, mantivemos nossos estudos: uma vez por semana discutíamos textos, propostas, enfim, um espaço de pensar.

Há quanto tempo existe a Jardim Botânico Educação Infantil?

Há 13 anos.

De acordo com sua experiência como educadora, o que considera importante na formação das crianças?

Valores. Devemos, como educadores, estar sempre preocupados em passar valores para nossas crianças. O respeito por si mesmo, pelo próximo. O respeito pela terra que ele pisa. Devemos oportunizar às crianças momentos em que elas descubram o mundo, a sua volta de forma segura e rica, para que possam amar e respeitar aquilo que conhecem.

Qual a proposta pedagógica da escola?

Em 13 anos de trabalho com crianças dos três meses aos seis anos de idade, nossa escola tem como meta o desenvolvimento das potencialidades dos seus alunos de forma plena e saudável. Entendo que cada criança é diferente da outra; um ser único, que busca a todo instante – desde o nascimento – o conhecer(-se), o relacionar-se com outras crianças, com o meio físico e social; é a partir dessa interação que as crianças constroem seus conhecimentos. Acreditamos, assim, embasados nos princípios construtivistas, que a ação escolar deve favorecer a construção de conhecimentos e de valores como a cooperação, a autonomia e a criatividade. Dessa forma, pretendemos que a passagem da criança pela Jardim Botânico Educação Infantil, respeitando sua individualidade, permita-lhe:

1. O desenvolvimento de suas potencialidades
  2. O despertar do seu raciocínio
  3. A formação do autoconceito positivo
  4. O uso da sua criatividade
  5. A preparação para o diálogo
  6. A formação de um grupo social
  7. O desenvolvimento da capacidade de criticar e ser criticado
  8. A competição em atividades grupais
  9. O exercício da escolha

Organizamos nossas turmas com planejamentos adequados a cada faixa etária, dinamizados pelo rodízio de oficinas, garantindo a continuidade no processo ensino-aprendizagem.

Vocês se inspiram em algumas escolas pedagógicas? Quais são elas, e qual o motivo de tal escolha?

Sim, na Escola da Ponte (Portugal). Pois ela acredita, da mesma forma que nós, na formação de pessoas e cidadãos cada vez mais autônomos, responsáveis e solidários. Também reconhece os pais como parceiros educativos e acredita num projeto pedagógico enquanto referencial de pensamento e de ação de uma comunidade que se revê e que acredita numa equipe coesa e solidária.

Quais as principais características que um professor do segmento infantil deve apresentar?

Em primeiro lugar, deve ter formação. Aqui na Jardim Botânico selecionamos professores que tenham o curso de Pedagogia completo. O professor deve ser afetuoso, criativo, dinâmico, responsável e se interessar pelo estudo constante.

Como você vê a relação dos pais com a escola? É realmente importante tal contato?

É imprescindível essa relação para que, diante da educação da criança, estejamos conectados com a mesma linguagem. E pensamos que a participação das famílias na escola faz com que os pais se envolvam mais na educação de seus filhos.

Para você, o que pode ajudar a criança a ser uma pessoa feliz?

É importante, para uma criança ser feliz, que ela esteja num ambiente seguro,  com pessoas afetuosas e que lhe transmitam segurança. A criança precisa de limites e é imprescindível que ela possa ser ouvida. Com tudo isso, ela brincará de maneira saudável e feliz.

Veja entrevistas sobre outras escolas:
Proposta pedagógica Waldorf: ali se colhe o que se planta!
Uma escola de crianças arteiras

01/03/2011

Publicado em 01 de março de 2011