Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Portal Cultura Infância

Mariana Cruz

A infância percebida sob vários aspectos

Imagem da página inicial do site
http://www.culturainfancia.com.br

O Portal Cultura Infância tem como objetivo reunir em um só espaço diversas informações sobre o mundo das crianças. Para tanto, traz textos relacionados a arte, cultura, comunicação e educação, todos voltados para o universo infantil. Trata-se de um site de amplo interesse, cujo público-alvo é formado por gente de vários segmentos: pesquisadores, educadores, pedagogos, psicólogos, pais, artistas, gestores de cultura, pensadores e todos aqueles que se interessam e lutam pelo bem-estar dos nossos pequenos.

Ao navegar pelo site encontramos não só eventos direcionados ao público infantil como também artigos, resenhas de livros e sugestões de atividades artísticas e pedagógicas para fazer com os pimpolhos. O portal traz também entrevistas com pessoas que trabalham, vivenciam e lidam com o mundo das crianças.

Mas nem só os adultos têm voz lá. Também é mostrado o ponto de vista das próprias estrelas do site, como podemos conferir na entrevista feita com crianças de diferentes idades falando sobre dança.

O objetivo do Portal Cultura Infância é difundir uma ampla e consistente documentação relacionada à infância, além de promover um espaço de integração e interdisciplinaridade entre arte, cultura, comunicação e educação.

Pela formação e profissão dos integrantes da equipe do Portal Cultura Infância, percebe-se o seu enfoque alternativo – são atores, autores, palhaços, professores e artistas das mais variadas vertentes.

Nota-se que a publicação tem como objetivo mostrar uma visão distinta da tradicionalmente utilizada. Prova disso é o conteúdo presente nos artigos em praticamente todas as seções.

A seção de Artes é subdividida em artes cênicas (que traz textos sobre circo, contação de história, dança, teatro, entre outros); artes visuais (com artigos sobre artes plásticas, fotografia, história em quadrinhos, ilustração); cinema (com críticas de filmes infantis, além de artigos de opinião); literatura (que reúne diversos contos, críticas, eventos literários, blogs, resenhas etc.), além dos tópicos de música e poesia. Em seguida há a seção de Comunicação, onde são encontrados artigos sobre cultura digital, vídeo e TV. A seguir está a seção Educação, com artigos direcionados aos professores; traz diversas sugestões de atividades artísticas e pedagógicas para crianças e repertórios de teatro e dança para educação. A seção Arte-educação tem ótimos artigos que podem servir de base para conteúdos trabalhados em sala de aula, como textos sobre canções infantis populares, a utilização de histórias em quadrinhos como instrumento pedagógico, a arte das crianças e trabalhos sobre educação inclusiva e especial, pedagogia e o terceiro setor.

Temas transversais como antropologia, consumo, cultura popular e tradicional, esportes e filosofia, entre outras disciplinas, também são tratados no Portal Cultura Infância.

Trata-se de um interessante canal de comunicação para quer quem ter uma visão original sobre a infância!

Publicado em 13 de março de 2012

Publicado em 13 de março de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.