Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Tumblr: a nova onda virtual entre os adolescentes

Tatiana Serra

Conhecer outras pessoas, outras culturas, poder se expressar e se informar online sobre tudo que acontece no mundo... Um pouco disso, um pouco daquilo é possível encontrar nas outras redes sociais e blogs, mas o que há de tão especial no Tumblr que tem feito dele um dos microblogs mais utilizados especialmente pelos adolescentes?

De acordo com estudo recente da Nielsen (empresa multinacional de informações e mídia), o Tumblr aumentou em 183% sua base de usuários em um ano. Isso representa um marco significativo, especialmente para quem procura novas redes sociais e novas oportunidades de negócio. Ainda assim, esse espaço virtual é um desconhecido para muitos internautas.

Fundado em 2007, o Tumblr é uma plataforma de microblog, ou blog de textos e posts curtos. Lá os usuários podem postar comentários, imagens, links, vídeos, áudios e textos. Eles podem “seguir” outros usuários, ver seus posts em seu painel e “reblogar” outros blogs. Além de tudo isso, o Tumblr possui ferramentas de personalização, para que cada usuário configure sua própria página.

Mania entre os adolescentes, eles garantem que há muitos posts que aparecem mais cedo no Tumblr do que no Twitter e no Facebook, por exemplo. São eles também que melhor definem essa nova onda virtual e explicam o porquê ela vem ganhando cada vez mais adeptos.

Na opinião de Martha Christine Serra Barros, o Tumblr é hoje um sucesso “devido à necessidade dos adolescentes de se expressarem, como se fosse um refúgio do mundo real”. A carioca de 16 anos tem um Tumblr sobre rock n’ roll e gosta de encontrar na web pessoas que curtem as mesmas coisas que ela.

Para Anderson Felipe Travassos, 13 anos, de João Pessoa (PB), o que o Tumblr tem de mais interessante é “essa facilidade de se expressar sem ser criticado. A pessoa pode falar sobre o que quiser e com quem quiser sem ninguém falar que ela está errada. No meu Tumblr eu escrevo um pouco do que vem à minha cabeça. Eu o definiria como romântico/sentimental”.

Ana Beatriz Pires Hipólito, também uma carioca de 16 anos, gosta de postar coisas que sonha em ter e lugares que tem vontade de conhecer. “Meu Tumblr tem muitas coisas sobre moda, paisagens, cantores e meus sonhos de consumo. A maioria das pessoas que me seguem ou que eu sigo tem os mesmos tipos de posts que eu e até os mesmos gostos”.

E você, quer experimentar essa onda virtual? Acesse www.tumblr.com e faça o seu Tumblr.

Publicado em 13 de março

Publicado em 13 de março de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.