Saber Cultural

Mariana Cruz

Um passeio pelo museu

Imagem da página inicial do site
www.sabercultural.com

O site Saber Cultural proporciona um incrível passeio pelas obras dos grandes gênios da pintura de diversas épocas. Na seção Pintores,constam os nomes de mais de cento e cinquenta artistas, como Botticelli, Monet, Velásquez, Van Gogh (estranhamente o nome de Pablo Picasso não consta na lista). Ao clicar em cada um desses nomes, aparecem algumas de suas obras, com uma explicação teórica sobre o estilo ou sobre a série das pinturas, junto a uma pequena biografia do artista. Logo em seguida encontramos a seção Escultores,que traz os trabalhos célebres de Auguste Rodin, Donatello e Michelangelo entre outros. Em Pinacoteca encontramos seis diferentes salas, cada uma de uma cor: azul, grená, lilás, marrom, ouro, verde; cada uma elas com dezenas de pinturas de diferentes pintores, mas com estilos parecidos.

Em Especiais estão vários temas retratados em diversas pinturas ou motivos trabalhados por vários pintores; assim podemos conhecer um pouco da arte das “abóbadas, paredes e tetos da arte sacra”; pinturas de “adoração dos magos”; “arquiteturas de fachada”, a arte africada de Keith Mallet, Moga e Marso Savaro; a arte chinesa e japonesa; a arte sacra presente nas igrejas ao redor do mundo, nas pinturas e na arquitetura da Basílica de São Francisco, da Catedral de Santo Estevão, da Capela das Almas de Portugal, da Capela Sistina, da Catedral de Aachen, na Alemanha, do Palácio de Versalhes, do Palazzo Ducale e o monumento a Cervantes. Também é exposta toda a genialidade de Da Vinci em seus estudos de Anatomia, de Engenharia, suas esculturas, invenções e pinturas. No mundo das letras podemos ler, entre outras preciosidades, a poesia de Pablo Neruda Corpo de mulher e o monólogo de Hamlet.

Em Obras Célebres estão as pinturas clássicas como A amamentação de Júpiter, de Poussin; A escola de Atenas (com a  identificação de cada filósofo retratado e uma explicação sobre a posição de cada um deles); A Filha de Jefté - Boullogne; As meninas, de Diego Velásquez; As três graças, de Botticelli; e outras obras de valor, todas elas com uma análise histórica e estética. Em Slides estão as obras e a vida de artistas como Miró, Kandinsky, Klee, Toulouse-Lautrec, Modigliani etc.

Em Biblioteca temos as bibliotecas do mundo Online; bibliotecas virtuais, biblioteca de científicos, associações e a biblioteca mundial da ONU. Na seção Arte Viva Brasil temos a chance de conhecer nossos pintores (mais de 150) e escultores, além de ver os slides, as pinacotecas e os registros.

Não bastasse a beleza visual das obras de arte, nossos ouvidos também são agraciados com belas músicas, uma para cada página. Quem quer fazer uma pesquisa sobre arte, seja para se instruir, seja para elaborar um trabalho escolar e só clicar na seção A arte no tempo, na qual Raul Mendes Silva explica o Barroco, o Abstracionismo e outros períodos da arte.

Depois uma boa navegada no site, é irresistível a vontade de correr até o museu mais próximo e deleitar-se com as obras ao vivo.

Publicado em 15/05/2012

Publicado em 15 de maio de 2012