Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

O papel dos organismos supranacionais na construção de uma concepção de mundo - o caso do Brasil e de Portugal

Zuleide S. Silveira

Doutora em Educação (UFF); professora de Sociologia no Cefet-RJ

Ações e recomendações para a educação

A internacionalização da economia, compreendida como internacionalização do processo produtivo e, portanto, da tecnologia, envolve a internacionalização do trabalho e seu correlato, a educação. Marx e Engels (2004) apontam para a internacionalização do conhecimento como processo concreto, decorrente da natureza tendencial do capitalismo de se expandir globalmente em busca de novos mercados, o que engendra certo tipo de universalização da interdependência das nações na “produção intelectual”.

Concordamos, pois, com Sguissardi (2005) quando afirma que seria ingenuidade pensar a globalização como algo restrito ao âmbito econômico-financeiro, pois envolve também as dimensões da sociedade, particularmente a educacional e cultural. "Seria, portanto, cometer um erro teórico metodológico imaginar que a mundialização do capital, invasora de todos os campos do fazer humano, não invadiria, com força maior hoje do que ontem, o campo universitário" (p. 7).

Nota

Segundo Chesnais (1996), a “mundialização deve ser pensada como uma fase específica do processo de internacionalização do capital”, que tem como traço característico o investimento externo direto (IED) tanto no setor de serviços quanto no segmento industrial. O IED engendra o investimento internacional cruzado e fusões-aquisições transfronteiriças. Sobre essa base, surgiram oligopólios mundiais, constituídos sobretudo por grupos americanos, japoneses e europeus, que delimitam entre si um espaço privilegiado de concorrência e cooperação, definido em oposição à entrada de novos concorrentes fora da área da OCDE, seja por barreiras de tipo industrial, seja por barreiras comerciais regidas pelo GATT (CHESNAIS, 1996, p. 33). Na esfera produtiva, a internacionalização do capital está ligada ao incremento dos fluxos de investimentos estrangeiros diretos, às estratégias da empresas transnacionais e ao processo de reestruturação empresarial para fazer frente ao competitivo mercado mundial.

O processo crescente da “globalização das políticas educativas” e de seu correlato, a internacionalização do conhecimento, vem sendo examinado por vários pesquisadores na América Latina e na Europa. No Brasil, destacam-se Coggiola (2001; 2004; 2005), Lima (2006; 2007); Neves (2006), Neves; Pronko (2008), Sguissardi (1998; 2002; 2005) e Siqueira (1995; 2004; 2006a; 2006b), entre outros. Em Portugal, Antunes (2001; 2005; 2010), Azevedo (2007), Cabrito (2008); Seixas (2001), Stoer (1990; 1991; 2001) e Teodoro (2001; 2003).

Enfatiza-se, com base na teoria do “sistema mundial”, de Immanuel Wallerstein, o desenvolvimento de um modelo de escola moderna, inscrita em uma dinâmica histórica da expansão da produção e do mercado mundial capitalistas, que se opõe a qualquer forma pré-moderna de instrução.

Nota

A teoria do sistema mundo capitalista, pensada originalmente por Immanuel Wallerstein, seguida por Giovanni Arrighi, Samir Amin, André Gunder Frank e Theotonio dos Santos, analisa a formação e o desenvolvimento do modo de produção capitalista como um sistema de relações econômico-sociais, políticas e culturais originado na Europa, em fins na Idade Média, que se expande mundialmente, trazendo como traço marcante a existência de um centro, uma periferia e uma semiperiferia nas suas relações dialéticas. Essa análise do desenvolvimento de longo tempo do sistema mundial capitalista combina perspectivas dos ciclos econômicos de longo prazo de Kondratiev e dos ciclos históricos de Fernand Braudel.

A educação, como um fenômeno que se internacionaliza, compreende a expansão da escolarização de massas para patamares mais altos de ensino, a difusão da ideologia da modernização e do desenvolvimento econômico, as relações de cooperação e intercâmbio científicos entre os sistemas nacionais de ensino, a educação comparada e, sobretudo, a mediação das organizações supranacionais – Unesco, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, FMI, OMC, OIT, Usaid, Fundação Europeia da Cultura, Fundação Ford, Fundação Rockfeller e Fundação Carnegie, bem como entidades de caráter regional, a exemplo da Cepal, Orealc, Mercosul, no âmbito da América Latina, e União Europeia, União das Indústrias da Comunidade Europeia (Unice), Mesa-Redonda dos Industriais Europeus (European Round Table) –, com o que os diferentes Estados-nações têm redefinido, dentro do atual estágio de acumulação capitalista, o papel da escola e da universidade.

Ressalte-se que os blocos econômico-regionais têm sido analisados como instituições supranacionais cuja base de ação se pauta nos acordos multilaterais entre Estados, tornando-se, desse modo, mediação para os processos de internacionalização da economia, tecnologia e educação, ao mesmo tempo que se apresentam como instâncias que criam, modelam, filtram e veicu­lam esses processos, a exemplo da União Europeia e do Mercosul, que representam as formas institucionais mais avan­çadas neste domínio.

Funcionando como mecanismo de interpenetração e desdobramento dos conteúdos políticos, econômicos e culturais do imperialismo, os organismos supranacionais, tidos neste texto como partido político, mediados pelos Estados-nações, burguesias dependentes associadas ao capital internacional, intelectuais tradicionais e orgânicos, assumem papel decisivo nas orientações de ordem política, assistência técnica, metodológica e financeira no que diz respeito à “reestruturação”, à “modernização”, ao “desenvolvimento econômico”, à “democratização” dos Estados-nações, “democratização da educação”; “internacionalização da educação superior”, com vistas à reforma cultural, intelectual e moral da sociedade.

Notas

O partido político, em Gramsci, não é apenas o partido de legenda, mas também todo e qualquer sujeito coletivo que toma para si a tarefa política de realizar uma “reforma intelectual e moral”, manifestando-se de modo concreto na e a partir da reforma econômica da sociedade. Unidade de uma ampla rede de instituições sociais e políticas que compõem a sociedade civil, o partido político realiza "uma análise histórica (econômica) da estrutura social do país dado", com vistas a elaborar uma linha política capaz de incidir efetivamente sobre a realidade, com vistas à “transformação cultural” por meio “de certo grau de coerções diretas e indiretas” (GRAMSCI, 2007, p. 17).

A modernização conjuga discursos teóricos e prescrição de políticas, incluindo como parte importante tanto para suas formulações teóricas quanto para sua dimensão política e ideológica a pesquisa empírica com base no trabalho de campo. Talcott Parsons seria o principal teórico da modernização que, a partir de um esquema conceitual abrangente, busca analisar: 1) a organização e a mudança da sociedade, com base na teoria estrutural-funcional da sociedade, tendo como referências a ação entre os indivíduos, a ordem e o controle social e, ainda, a evolução; 2) as questões que a ordem social capitalista moderna, pautada na sociedade norte-americana, coloca na história contemporânea (CARDOSO, 2006).

Considerando que a ideologia desenvolvimentista conjuga desenvolvimento, paz e segurança (CARDOSO, 1978), na perspectiva holística dos organismos supranacionais, o crescimento econômico, sob as bandeiras da “inclusão social”, do “combate à pobreza” e do “combate às desigualdades na educação”, busca afirmar o capitalismo como um modo de relação social e produção insuperável, escamoteando, assim, o antagonismo entre classes.

Portanto, os organismos supranacionais, tanto na estrutura quanto na política, manifestam os interesses gerais dos Estados-nações e da classe dominante no poder, em particular, não de modo mecânico e exclusivo, mas sim por meio das contradições entre capital e trabalho, capital e tecnologia, trabalho e produção, trabalho e educação, que se manifestam no seio tanto de países de capitalismo central quanto de capitalismo dependente.

Ressalte-se, ainda, que o que está em causa é o interesse de longo prazo da burguesia na manutenção do poder político, isto é, o que está por detrás das orientações e recomendações dos organismos supranacionais é a manutenção da política macroeconômica, a redução do antagonismo entre capital e trabalho, a (con)formação para o trabalho explorado e alienado, bem como a administração dos conflitos intraburgueses.

Nota

Cabe destacar o trabalho minucioso da Comissão Trilateral (EUA, Europa, Japão),que há quase quarenta anos está à frente da administração do capital global. Criada em julho de 1973, por iniciativa de David Rockefeller, figura de proa do capitalismo norte-americano e formada por 120 representantes do bloco americano (EUA, Canadá e México), 170 do bloco europeu (países-membros da UE) e 105 do asiático (Japão, Coreia, China e países do Pacífico), todos donos do capital privado, não ocupantes de cargos na burocracia estatal, a Comissão tem como finalidade promover a internacionalização da economia, aumentar a produtividade e a intensificação do trabalho com base na competitividade dos mercados. Cf. http://www.trilateral.org/.

Nesse sentido, o papel dos organismos supranacionais em geral, e do Banco Mundial, da Cepal, da OCDE e da Unesco, em particular, e, mais recentemente, do Mercosul e da União Europeia tem sido essencial na elaboração e difusão da ideologia desenvolvimentista e educativa em nível mundial, normatizando, controlando e legitimando a produção do conhecimento considerado vital para a conservação do capitalismo.

Portanto, esses organismos cumprem papel decisivo na unificação do sistema capitalista internacional, na medida em que participam da definição e unificação ideológica de valores fundamentais, tais como direitos humanos, inclusão social, coesão social, paz e segurança e o direito ao desenvolvimento.

É importante dizer, em tempo, que foge ao escopo deste texto a análise pormenorizada da farta documentação emanada pelos organismos supranacionais. A partir dessas considerações, buscamos tão somente reunir elementos para afirmar que esses organismos são mediação do capital no processo de uniformização, integração e subordinação da produção do conhecimento ao processo histórico de internacionalização da economia, sob os ditames do capital.

Evidenciamos que as orientações e ações desses organismos, em seu conjunto, apresentam unidade de concepção de mundo, cujo movimento dialético se realiza do universal (proposições e orientações gerais) para o singular (reivindicações ou necessidades parciais dos diferentes Estados-nações) e, assim, desse singular para o universal por meio da particularidade (daquilo que são as peculiaridades ou especificidades nacionais).

Reconhecendo as desigualdades econômico-sociais, educacionais, tecnocientíficas dos diferentes Estados-nações e delas partindo, os organismos supranacionais buscam combiná-las e integrá-las em suas particularidades e contradições, impulsionando o desenvolvimento desigual e combinado da sociedade capitalista, cuja tática se desvela no movimento e realização internos do telos da estratégia.

Um não se faz e ou se fortalece sem ou contra o outro. Banco Mundial, OCDE e Unesco, em particular, remetem uns aos outros para referendar as concepções utilitárias e instrumentais da ideologia do desenvolvimento capitalista e de formação do capital humano em todos os níveis de ensino. Desse modo, nosso foco de análise está na medição desses três organismos junto ao Estado.

Ações e recomendações do Banco Mundial, da OCDE e da Unescoem torno da internacionalização da educação e do conhecimento

O estudo de Teodoro (2001; 2003) é fio condutor de nossa análise sobre a intervenção do Banco Mundial, OCDE e Unesco em Portugal. 

A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.

Portanto, na visão do capital e de seu “partido político”, torna-se necessário fomentar a inovação, acelerar a produção do conhecimento científico-tecnológico em escala mundial, o que depende da produção de pesquisa em áreas tidas como estratégicas, realizada em universidades, em laboratórios de P&D de empresas ou por meio da parceria de ambos, universidade e empresa; e, ainda, promover maior interação dos fluxos de informação, tecnologia e pessoal qualificado.

Trata-se, na realidade concreta, de uma resposta aos processos de internacionalização da economia e da tecnologia, que, em sua dinâmica, tornam indispensável a educação, em geral, e a formação do trabalhador coletivo, em particular, em sua face internacionalizada.

O processo de internacionalização da educação, no Brasil e em Portugal, tem se concretizado não só pela cooperação entre Estados-nações ao abrigo de acordos, programas de intercâmbio bilaterais e integração regional como também por mediação de organismos supranacionais, cujo papel tem sido decisivo na elaboração da “agenda globalmente estruturada para a educação” (DALE, 2004).

No período compreendido entre o pós-Segunda Guerra e o de implantação e implementação das políticas neoliberais, é possível verificar que a influência de organismos como o Banco Mundial, a Cepal, o Mercosul e a Unesco se sobressai em países da América Latina em geral e no Brasil em particular, enquanto a preponderância do Banco Mundial, da OCDE e da União Europeia sobre a Europa é marcante, particularmente em Portugal.

Nota

Teodoro (2001; 2003) localiza em Portugal quatro momentos históricos e distintos de intervenção do Banco Mundial, OCDE e Unesco antes da integração do país à UE. O primeiro, com a OCDE, tem como marco a participação de Portugal no programa norte-americano de reconstrução europeia e japonesa (Plano Marshall), estendendo-se até 1974; o segundo, com a Unesco, no período revolucionário de 1974-1975; o terceiro, com o Banco Mundial, na fase de normalização da Revolução, acontecida entre 1976 e 1978; e quarto, novamente com a OCDE, no período que antecede a integração à Comunidade Econômica Europeia/União Europeia.

À guisa de conclusão

É evidente que a dinâmica tendencial da internacionalização da economia e de seu correlato, a internacionalização da tecnologia, requer a organização e a aplicação de políticas científico-tecnológicas e políticas educacionais, em que os organismos supranacionais assumem papel decisivo não apenas nas orientações de ordem política, assistência técnica, metodológica e financeira no que diz respeito à “reestruturação”, “modernização”, “desenvolvimento econômico” e “democratização” dos Estados-nações, “democratização da educação” e “internacionalização da educação superior”, mas também a reforma cultural, intelectual e moral da sociedade.

Diferentemente dos anos 1960-70, em que as orientações da OCDE e da Unesco, tendo a educação como fator de desenvolvimento econômico, se voltavam mais para as ações governamentais nos setores da economia e emprego, com foco na formação do capital humano, a partir do período de construção do consenso em torno da implantação das políticas neoliberais, os relatórios e orientações não só da OCDE e da Unesco como também do Banco Mundial passam a revelar preocupação, por parte do capital, com questões políticas relacionadas à natureza das atividades de pesquisa, à mobilidade internacional dos pesquisadores e cientistas, ao ritmo da produção de inovação, com base na sociedade do conhecimento; e, ainda, à internacionalização da educação superior e de seu correlato, a pesquisa científico-tecnológica e de inovação.

A educação passa a cumprir papel coerente com os mecanismos de internacionalização da economia e da tecnologia, passando a responder não apenas àquela dinâmica em nível internacional, mas também em nível regional. Nesse sentido, as reformas educacionais levadas a cabo por diferentes Estados-nações, como Brasil e Portugal, têm como mediação principais os organismos supranacionais, particularmente Unesco, OCDE e Banco Mundial, bem como da associação estratégica entre Mercosul e União Europeia.

Referências

AGUIAR, Letícia Carneiro. A política educacional catarinense da década de 1960: educação, desenvolvimento e teoria do capital humano. Revista HISTEDBR on-line. Campinas: HISTEDBR, no 30, 2008, p. 228-247. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/30/art15_30.pdf. Acesso em dez. 2010.

ANTUNES, Fátima. Globalização, europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfoses. Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa, ISCTE/CIES, no 47, 2005, p. 125-143. Disponível em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n47/n47a07.pdf. Acesso em out. 2010.

ANTUNES, Fátima. Governação global e diretrizes internacionais para a educação na União Europeia: entrevista. Revista Perspectiva. Santa Catarina: Centro de Ciências da Educação/UFSC, v. 23, no 2, 2005a, p. 449-465. Disponível em: http://www.perspectiva.ufsc.br/perspectiva_2005_02/12_entrevista_fatima_antunes.pdf. Acesso em dez. 2010.

AZEVEDO, Joaquim. Sistema educativo mundial: ensaio sobre a regulação transnacional da educação. Vila Nova de Gaia: FML, 2007.

BANCO MUNDIAL. Cerrando la brecha en educación e tecnologya.Estudios del Banco Mundial sobre América Latina y el Caribe. EUA: The World Bank, 2003. Disponível em http://www.ocimed.gob.pe/documentos_obs/lit_gris/brechaedyytec_banco_mundial.pdf.

BANCO MUNDIAL. Construir sociedades de conocimiento: nuevos desafíos en educación terciária. EUA: The Word Bank, 2003. Disponível em http://siteresources.worldbank.org/TERTIARYEDUCATION/Resources/Documents/Constructing-Knowledge-Societies/CKS-spanish.pdf.

BANCO MUNDIAL. Memorando e recomendação sobre o projeto de educação tecnológica. EUA: The World Bank,1987. Disponível em http://www-wds.worldbank.org/external/default/WDSContentServer/WDSP/IB/1987/06/25/000009265_3960926054820/Rendered/PDF/multi_page.pdf. [Tradução livre nossa].

BANCO MUNDIAL. Memorando sobre Portugal - segundo projeto de educação (Loan 1793-PO). EUA: The World Bank,1990. Disponível em http://www-wds.worldbank.org/external/default/WDSContentServer/WDSP/IB/1990/11/07/000009265_3960924224003/Rendered/PDF/multi_page.pdf. Acesso em jan. 2011.

BANCO MUNDIAL. Projeto treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. EUA: The World Bank,1984. Disponível em http://www-wds.worldbank.org/external/default/WDSContentServer/WDSP/IB/1984/05/01/000009265_3970818102103/Rendered/PDF/multi_page.pdf.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 87.522, de 25 de agosto de 1982. Promulga o Acordo de Cooperação Técnica em Matéria Educacional, Científica e Técnica, concluído entre o Governo do Brasil e Unesco, no ano de 1981. Brasília: DAI, 1982.

CABRITO, Belmiro Gil. Financiamento e avaliação da investigação científica e da pós-graduação em Portugal: um processo questionável. In: OLIVEIRA, João Ferreira et al. Pós-graduação e avaliação: impactos e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 133-164.

CABRITO, Belmiro Gil. Globalização e mudanças recentes no ensino superior na Europa: o processo de Bolonha entre as promessas e as realidades. In: MANCEBO, Deise; SILVA Jr., João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira de; CATANI, Afrânio Mendes (Orgs.). Reformas da educação superior: cenários passados e contradições do presente. São Paulo: Xamã, 2008, p. 35-59.

CABRITO, Belmiro Gil. O financiamento do ensino superior. Lisboa: Educa, 2002.

CANÁRIO, Rui. Apontamento de aula ministrada no Curso de Formação Avançada – Educação, formação e trabalho. Lisboa: Universidade de Lisboa, 20/09/2010.

CANÁRIO, Rui. A educação e o movimento popular do 25 de Abril. In: CANÁRIO, Rui (Org.). Educação popular & movimentos sociais. Lisboa: Educa/Universidade de Lisboa, 2007.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Ideologia do desenvolvimento – Brasil: JK–JQ. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Sobre as relações sociais capitalistas. In: LIMA, Júlio César; NEVES, Lucia Wanderley (Orgs.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

COGGIOLA, Osvaldo. Ecologia, biotecnologia e imperialismo. Revista Universidade e Sociedade. Brasília: Andes, v. 39, 2005, p. 20-37.

COGGIOLA, Osvaldo. Perspectivas do complexo Educação/Ciência &Tecnologia no Governo Lula. Eccos – Revista Científica. São Paulo: Uninove, no 2, v. 5, 2004, p. 59-75.

COGGIOLA, Osvaldo. Universidade e ciência na crise global. São Paulo: Xamã/Pulsar, 2001. v. 1.

CUNHAL, Álvaro. A revolução portuguesa: o passado e futuro. Lisboa: Avante, 1994.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? In: Revista Educação e Sociedade. Campinas: Unicamp: Cedes, vol. 25, no 87, p. 423-460, maio/ago. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21464.pdf.

DIAS, Marco Antonio Rodrigues. Universidade em crise busca solução na integração com a sociedade.Brasília: Unesco, 1981. Disponível em: http://mardias.net/site2010/?page_id=423.

GONÇALVES, Vasco. A derrubada do governo fascista-colonialista em 25 de abril de 1974 e a situação de Portugal hoje. Associação Resistir. Info on line, 2004. Disponível em http://resistir.info/portugal/confer_vg_12fev04.html.

GRÁCIO, Rui. Educação e processo democrático em Portugal. Lisboa: Horizonte, 1981.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, v. 3. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

LAINS, Pedro. O Estado e a industrialização em Portugal, 1945-1990. Análise social. Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa: ICS - Universidade de Lisboa, 1994, v. XXIX, no 128, p. 923-958. Disponível em http://analisesocial.ics.ul.pt/?no=1010001.

LEHER, Roberto. O BIRD e as reformas neoliberais na educação. Revista PUC viva [online]. São Paulo: APROPUC, 1999, no 5. Disponível em http://www.apropucsp.org.br/revista/r05_r03.htm.

LEHER, Roberto. Wolfowitz no Banco Mundial: educação como segurança. In: Projeto de análise da conjuntura brasileira. Outro Brasil, 2005. Net.Disponível em http://www.outrobrasil.net/.

LIMA, Kátia. Contrarreforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.

LIMA, Kátia. Educação a distância na reformulação da educação superior brasileira. In: SIQUEIRA, Angela C. de; NEVES, Lúcia Maria W. (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2004.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley; PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

OCDE. Brasil: para uma economia mundial mais forte, limpa e justa. Paris: OCDE/CCNM, s/d. Disponível em http://www.oecd.org/dataoecd/34/13/46532840.pdf.

OCDE. O Brasil e a OCDE: não de hoje, não é para amanhã. Paris, OCDE: ICTSD, v. 3, nº 4, 2007. Disponível em: http://ictsd.org/.

OCDE. Tertiary education for the knowledge society. Paris: OCDE, 2008, Overview.

OCDE. Tertiary education for the knowledge societyThematic Review of Tertiary Education: Synthesis Report. Paris: OCDE, 2008a, v. 1.

PEREIRA, João Márcio Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro (1944-2008). 386 f. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Investigação, planeamento e avaliação do sistema. Lisboa: ME, s/d. Disponível em http://www.oei.es/quipu/portugal/inf_evaluacion.pdf.

ROLLO, Maria Fernanda. Portugal e o Plano Marshall: história de uma adesão a contragosto (1947-1952). Análise social. Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa: UL: ICS, v. XXIX, no 128, 1994, p. 841-869. Disponível em http://analisesocial.ics.ul.pt/?no=1010001.

SEIXAS, Ana Maria. Políticas educativas para o ensino superior: a globalização neoliberal e a emergência de novas formas de regulação estatal. In: STOER, Stephen; CORTESÃO, Luíza; CORREIA, José A. (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 211-240.

SGUISSARDI, Valdemar. Políticas de Estado e Políticas de Educação Superior no Brasil: alguns sinais marcantes de dependência. In: MOROSINI, Marília Costa. MERCOSUL/MERCOSUR: políticas e ações universitárias. Campinas: Autores Associados; Porto Alegre: Editora da Universidade, 1998.

SGUISSARDI, Valdemar. Rumo à universidade competitiva: na conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade históricas. Revista Perspectiva. Florianópolis: UFSC, v.20, no 2, 2002.

SGUISSARDI, Valdemar. Rumo à universidade mundial: e a universidade será feita à sua imagem e semelhança. In: SGUISSARDI, Valdemar; FRANCO, Maria Estela; MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização, gestão, democrática e autonomia universitária em questão. Brasília: INEP, 2005.

SHIROMA, Eneida; MORAES, Maria Célia; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SILVA Jr., João dos Reis. Mudanças estruturais no capitalismo e a política educacional do governo FHC: o caso do ensino médio. Revista Educação & Sociedade. Campinas: CEDES, v. 23, no 80, 2002, p. 201-233.

SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepções de educação tecnológica na reforma da educação superior: finalidades, continuidades, e rupturas - estudo comparado Brasil e Portugal (1995-2010). 445 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

SILVEIRA, Zuleide Simas da. Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

SIQUEIRA, Angela C. de. A regulamentação do enfoque comercial no setor educacional via OMC/GATS. Revista Brasileira de Educação, maio/ago., 2004, p. 145-184.

SIQUEIRA, Angela C. de. As novas relações entre a universidade e a sociedade brasileira na era da revolução científico-tecnológica: o saber (poder) em disputa. Texto apresentado na 18ª Reunião da ANPEd, 1995. Caxambu: ANPEd, 1995.

SIQUEIRA, Angela C. de. O plano nacional de pós-graduação 2005-2010 e a reforma da educação superior do governo Lula. In: SIQUEIRA, Angela C. de; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, v. 1, 2006a, p. 107-124.

SIQUEIRA, Angela C. de. Pós-graduação em educação e a internacionalização do conhecimento: direito ou serviço. Revista da Avaliação da Educação Superior. Sorocaba: Universidade de Sorocaba, v. 11, nº 2, 2006b, p. 73-86.

SOARES, Ricardo Pereira. Dívida pública externa: empréstimos do BIRD ao Brasil. Texto para discussão no 642. Brasília: IPEA, 1999.

SOUZA, Thaís Rabello de. (Con)formando professores eficazes: a relação política entre o Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2009. Disponível em: http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/thais%20rabello.pdf.

STOER, Stephen R. Desocultando o voo das andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimen­to social. In: STOER, Stephen; CORTESÃO, Luíza; CORREIA, José A. (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 245-275.

STOER, Stephen R. Educação, Ciências Sociais e realidade portuguesa: uma abordagem pluridisciplinar. Porto: Afrontamento, 1991.

STOER, Stephen R. Educação, Estado e desenvolvimento em Portugal. Lisboa: Horizontes, 1982.

STOER, Stephen; STOLEROFF, Alan; CORREIA, José Alberto. O novo vocacionalismo na política educativa em Portugal e a reconstrução da lógica de acumulação. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra: UC, 1990, p. 11-53. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/029/SStoer_et_al._pp.11-53.pdf.

TEODORO, António Neves Duarte. A revolução portuguesa e a educação. Lisboa: Caminho, 1978.

TEODORO, António Neves Duarte. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Afrontamento, 2003.

TEODORO, António Neves Duarte. Organizações internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional, ou uma globalização de baixa intensidade. In: STOER, Stephen; CORTESÃO, Luíza; CORREIA, José A. (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 126-162.

TEODORO, António Neves Duarte; ANIBAL, Graça. A educação em tempos de globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. Revista Lusófona de Educação. Lisboa: ULHT: CeiEF, no 10, 2007, p. 13-26.

UNESCO. Acordo Geral de 1981. Brasília: Unesco, 1981. Disponível em: http://www.unesco.org/pt/brasilia/about-the-unesco-brasilia-office/. Acesso em dez. 2010.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos – satisfação das necessidades básicas em aprendizagem. 1990. Paris: Unesco, 1990. Disponível em: www.unesco.org.br/publicações.

UNESCO. Desenvolvimento da educação em Portugal – ensino superior. Relatório Nacional de 2004a, volume II. Lisboa: Portugal: MCIES, 2004. Disponível em http://www.ibe.unesco.org/International/ICE47/English/Natreps/reports/portugal_part_4.pdf.

UNESCO. Para uma política da educação em Portugal. Lisboa: Horizonte, 1982.

Publicado em 22 de maio de 2012

Publicado em 22 de maio de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.