Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Guia do Ensino Infantil – Educar para Crescer

Mariana Cruz

Educação infantil lato sensu

Imagem da página inicial do site
http://educarparacrescer.abril.com.br/educacao-infantil/

O Especial Educação Infantil do portalEducar para Crescer é um bom instrumento para professores, pedagogos, estudantes e pais trabalharem a vida educacional das crianças. O site traz diversas sugestões de atividades relacionadas à educação. É também um espaço para sanar dúvidas a esse respeito. Entre outras coisas, especialistas ressaltam a importância de os pais travarem contato uns com os outros a fim de discutir as melhores formas de educação a ser dada para as crianças; ensinam formas de educar ludicamente, de como transformar sucata em brinquedo e de como estimular as crianças a explorar o ambiente onde vivem, entre outras sugestões.

Na primeira olhada na página encontramos três figuras; basta clicar em uma delas e um jogo de montar aparece. É uma forma criativa de fazer com que pais e professores se ambientem com as atividades feitas pelas crianças na escola. O primeiro objeto a ser montado é uma casa. À medida que ela vai sendo construída, surgem palavras ou frases contendo atitudes positivas relacionadas à educação dos filhos dentro de casa. Quando a casa termina de ser construída, uma dica mais elaborada aparece. Em seguida estão figuras que remontam a um caminho de floresta; lá são dadas dicas que tratam da relação dos pais com a comunidade escolar, incentivam os pais a se unir e mobilizar uns ao outros para buscar melhorias na escola, afinal trata-se de um espaço de socialização do qual eles podem e devem participar. Envolver-se nas atividades da escola também é uma boa dica para se engajar na educação do filho. A última e mais complexa figura é a escola. As dicas enfocam a relação do aluno com a instituição e a lida com as adversidades que por vezes acontecem nessa troca. Assim, nos casos de conflito, a sugestão dada aos pais é ouvir com atenção o que o filho tem a dizer sem ampliar a gravidade da situação e sim conversar com calma com a professora sobre o ocorrido.

Além das figuras, há um teste de perguntas e respostas que mede o quanto os pais estão envolvidos na vida escolar de seus filhos. São questões sobre o que eles acham que as crianças aprendem nos primeiros anos de escola; se acompanham o que acontece no colégio, se vão às reuniões, como é a relação deles com a professora de seu filho.

Finalmente, a terceira das atividades lúdicas é um jogo que relaciona cada um dos conteúdos da Educação Infantil com o que será trabalhado pela escola.

Depois de todas essas atividades educacionais, encontramos uma série de reportagens sobre a educação dos pimpolhos, trazendo interessantes temas, como: “como escolher a pré-escola do seu filho”; “100 dicas para se divertir com seu filho”; “11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho”; “o que podemos aprender com as crianças” e “10 grandes autores escrevem para crianças”, entre diversos outros. Com uma boa lida no site, os pais não têm mais desculpa para deixar as crianças de frente para a televisão porque não sabem como entretê-las de forma inteligente.

Publicado em 12 de junho de 2012

Publicado em 12 de junho de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.