Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Rio+20 para professores e alunos: como aproveitar a Conferência das Nações Unidas?

Tatiana Serra

Descrever a img desde que não seja apenas ilustração

Estimular a reflexão, a discussão, a conscientização e o comprometimento da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

E para que tenhamos uma sociedade comprometida e mais consciente, que tal começar pela escola? Como professores e alunos podem aproveitar esse momento tão especial, que marca os 20 anos da Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento?

A Rio+20 terá como temas a “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. Baseados nisso, alunos e professores da rede estadual de ensino vêm se reunindo em diversos encontros e ações com a finalidade de informar e inserir a escola na Conferência. Sob a coordenação dos educadores, as atividades vão desde gincanas e maratonas a palestras, exposições e oficinas.

Outra forma de aproveitar o momento da Rio+20 é participar da programação oficial da Conferência ou das atividades paralelas oferecidas na cidade. As escolas devem conferir as informações sobre os eventos oficiais no site www.rio20.rj.gov.br; para participar dos debates e workshops, é preciso fazer sua inscrição individual prévia. A visita direta ao espaço do Parque dos Atletas (Av. Salvador Allende, s/nº, Barra da Tijuca), onde acontecerá a Conferência, é livre e não exige inscrição prévia.

A cidade-sede do evento oferece várias opções de atividades paralelas. Dentre elas, destacamos:

  • Entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 acontecerá o Pop Ciência, no Armazém 4 do Cais do Porto, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia. Lá, mais de 50 instituições desenvolverão atividades sobre os temas da Rio+20, como sustentabilidade, produção de energia, diminuição da pobreza, meio ambiente etc. A entrada é gratuita para o público escolar, para as famílias, grupos de amigos e quem quiser visitar. Para mais informações, acesse a página do evento.
  • A Fundação Cecierj também terá atividades especiais e gratuitas durante a Conferência. No dia 16 de junho, o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, oferecerá a Mostra de Teatro Estudantil, desenvolvida por alunos e professores da região. A partir do dia 19, haverá sete exposições no museu (sendo duas voltadas para sustentabilidade) e sessões no planetário, além de filmes científicos do projeto Cine Clube Cederj. As visitas podem ser agendadas pelo tel.: (21) 2671-7797. Para mais informações, acesse www.museucienciaevida.com.br.

Outras informações sobre a programação de eventos durante a Rio+20 podem ser obtidas no endereço do evento.

12/06/2011

Publicado em 12 de junho de 2012