Projeto Cineclube Cederj: levando entretenimento e cultura a todos os cantos do Estado do Rio

Tatiana Serra

Exibição gratuita de filmes com estilos variados; bate-papo sobre como eles foram feitos, sobre os personagens e as diferentes percepções a respeito da história que acabou de ser vista. Essa é a proposta do projeto Cineclube Cederj, uma iniciativa da Fundação Cecierj que acaba de ser lançada no interior e na capital do Rio de Janeiro para o público em geral.

A ideia do projeto é estimular a reflexão e a capacidade crítica da população por meio do contato com a produção cinematográfica, além de promover debates a partir das exibições dos filmes; a qualidade da programação é o grande diferencial deste cineclube.

O responsável pelo projeto, Ricardo Pimenta, ressalta que “o artista alemão Joseph Beuys definiu arte como sendo ‘o exercício da liberdade’, e já que o cinema é a arte que abrange todas as outras formas de expressão, espero que o Cineclube cumpra seu potencial, que transforme os municípios em que será implantado, com uma programação consistente, que supra tanto as necessidades de lazer como as necessidades culturais e que estimule as comunidades a exercitar a liberdade”.

Além dos filmes “culturais”, haverá uma programação especialmente dedicada a estudantes e professores: o “Ver Ciência”, com a exibição de filmes de caráter científico. São eles: Darwin revisitado; Leonardo: o homem que sabia tudo; Nossas origens africanas; Do Big Bang à humanidade; A onda do mar leva; Efeitos do álcool; Einstein; e Sessão micro mundo que nos rodeia. Para participar, as escolas devem entrar em contato com os polos Cederj e agendar a visita.

O Cineclube Cederj já está funcionando nos municípios de Duque de Caxias (no Museu Ciência e Vida); Piraí e São Fidelis, além de na comunidade da Rocinha, no município do Rio; até o final de 2012 serão 20 espaços do Cineclube no Estado do Rio de Janeiro.

As exibições acontecem às sextas-feiras e aos sábados, com um filme a cada dia, nos polos do Cederj ou em pontos turísticos, dependendo do município. A cada semana haverá dois novos filmes. Os interessados devem chegar aos locais meia hora antes das sessões, quando serão distribuídas senhas.

Para obter mais informações sobre o projeto Cineclube Cederj e sua programação, clique aqui.

19/06/2011

Publicado em 19 de junho de 2012