Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Da luneta de Galileu aos telescópios espaciais: o homem e sua visão do universo

Adriana Oliveira Bernardes

Professora de Física

Astronomia e

Não importa se foi mesmo Galileu o criador da luneta; na verdade, os historiadores garantem que não foi ele, admitindo apenas que ele aperfeiçoou um aparelho criado pelos holandeses.

Isso não invalida a importância de seu trabalho, pois foi ele o primeiro a direcionar uma luneta para o céu, tendo realizado a partir desse momento grandes descobertas a respeito dos planetas e do Sol.

Descobertas importantes foram feitas por ele no século XVII: as fases de Vênus, as quatro maiores luas de Júpiter, os anéis de Saturno e as crateras da Lua, descobertas que modificaram para sempre a visão que o homem tinha do mundo.

Foi com uma simples luneta que ele desvendou as fases de Vênus. Esse planeta podia ser visto no céu com configurações diferentes. Algumas vezes, podia ser visualizado todo o planeta, outras apenas a metade, da mesma forma que a Lua.

Na imagem, obtida a partir da prova da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica de 2010, mostramos as fases de Vênus; consideramos o Sol como centro do Sistema Solar.

Esse fato não podia ser percebido da Terra a olho nu, até porque a olho nu Vênus se assemelha a uma estrela, e é por isso chamado por muitas pessoas de Estrela Dalva e é passível de observação pela manhã ou à tarde, dependendo da época do ano.

As quatro maiores luas de Júpiter, que é o maior dos planetas, também foram observadas nessa época. Io, Calixto, Ganimedes e Europa foram identificadas a partir de um limitado aparelho.

Galileu as chamou de “estrelas dos Médici”; só mais tarde, no século XIX, elas receberam o nome pelo qual as conhecemos agora.

De lá pra cá foram descobertas outras dezenas de luas naquele planeta; hoje consideramos que ele possui 63 luas, e esse número ainda pode aumentar.

Os anéis de Saturno também foram observados por Galileu. Imagino como ele se sentiu, pois a beleza dessa observação é ímpar, eu mesma jamais esquecerei o dia em que pude ver os anéis de Saturno; eram pequenininhos, o telescópio não ajudava muito, mas foi fantástico.

Vale lembrar que Galileu nunca viu os anéis de Saturno. Ele viu o que pareciam “orelhas”, e não sabia o que era; somente mais tarde houve a constatação de que eram os anéis de Saturno.

As manchas solares também foram inicialmente estudadas por Galileu, e até se cogita que ele se tornou cego por ter observado esse fenômeno sem cuidados especiais.

Só no século XX foi cogitada pela primeira vez a possibilidade de um telescópio que orbitasse a Terra. O alemão Oberth foi quem primeiro visualizou essa possibilidade. Ele seria importante para o desenvolvimento da Astronomia, pois a luz emitida por planetas, estrelas e galáxias não seriam distorcidas pela atmosfera da Terra, que é o que ocorre quando realizamos observações na superfície de nosso planeta.

Na década de 1990 surgiu o telescópio espacial Hubble, que trouxe imagens fantásticas do céu que vêm contribuindo e muito para que sejam desvendados muitos fenômenos que ainda não são totalmente compreendidos. Essas observações trazem uma nova visão cosmológica, tornando possível o aparecimento de outras teorias sobre a formação do universo.

A teoria de Galileu, apesar de estar correta, foi refutada pela Igreja; mesmo tendo desmentido todas as suas afirmações perante a Igreja, Galileu Galilei foi condenado a passar o resto de seus dias em prisão domiciliar. 

Na foto, astronautas fazem reparos no telescópio espacial Hubble.

Publicado em 31/01/2012

Publicado em 01 de fevereiro de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.