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Ecologiando Levando a Ecologia dos livros para a prática do dia a dia
Tatiana Serra
Pássaro Saí Verde
Não jogar lixo no chão, em terrenos baldios, bueiros e encostas; incentivar a prática de coleta seletiva em seu condomínio e em sua empresa; usar pilhas recarregáveis; não desperdiçar água e energia elétrica; consumir apenas o necessário e evitar adquirir produtos supérfluos; não comprar nem ter animais silvestres em casa; exigir que a Educação Ambiental faça parte da grade escolar de seu filho... Ser ecologicamente correto está em alta, mas o que há de mito e/ou exagero e o que há de verdade nisso tudo? O que é colaborar de fato com o meio ambiente?
Muito se fala sobre ecologia, meio ambiente, sustentabilidade etc. Porém, ainda há muita confusão com relação a esses conceitos. Para ajudar a defini-los e sair dos livros para aproximar mais dos estudantes os ensinamentos sobre ecologia, entrevistamos a bióloga, doutora em Ecologia e Conservação Érica Módena.
Educação Pública - Fale um pouco sobre sua especialização e sobre seu trabalho.
Érica - Fiz a graduação em Ciências Biológicas, o mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre e o doutorado em Ecologia e Conservação. No mestrado trabalhei com o efeito da regeneração florestal sobre a comunidade de aves na Mata Atlântica; no doutorado trabalhei com a ecologia de populações de uma espécie arbórea ameaçada de extinção no Cerrado. Atualmente estou me preparando para concursos em universidades públicas, além de realizar consultorias na área ambiental. Nessas consultorias avalio o impacto de empreendimentos de grande porte, como usinas de álcool e açúcar, usinas hidrelétricas, linhas de transmissão e pavimentação de rodovias, dentre outros, sobre a comunidade de aves, de forma a propor medidas para minimizar os impactos negativos gerados por esses empreendimentos.
Educação Pública - O que você considera conhecimento básico sobre Ecologia a ser passado para estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio?
Érica - A palavra Ecologia foi definida, pela primeira vez, em 1866, por Ernst Haeckel, um influente discípulo de Charles Darwin, como “a ciência capaz de compreender a relação do organismo com o seu ambiente”. Sendo assim, é importante enfatizar aos alunos que o estudo da ecologia permite compreender “onde os seres vivos são encontrados no nosso planeta, quantos ocorrem em determinado local e por quê”. A partir disso, é possível prever e manejar as situações, como o uso sustentável dos recursos biológicos, a poluição, as extinções de espécies, a diminuição da biodiversidade e até as mudanças climáticas globais.
Educação Pública - Como sair dos livros e aproximar mais dos alunos os ensinamentos sobre Ecologia?
Érica - Uma das questões mais importantes, e que é pouco levada em consideração nas escolas, é o problema do tamanho da população humana. Essa abordagem facilita a compreensão de conceitos muitas vezes tomados como abstratos por parte dos alunos, tais como ecologia de populações, passando por ecologia de comunidades e seguindo até ecossistemas. O tamanho atual da população mundial, bem como sua taxa de crescimento, é insustentavelmente alto. Mais pessoas significa aumento da demanda por energia, maior necessidade de produção de alimentos pela agricultura, além de maior consumo de recursos como petróleo, minerais, peixes e florestas. Como a raiz de muitos dos problemas ambientais está associada ao tamanho da população atual, sem rígido controle de natalidade, logo atingiremos a capacidade de suporte global, que consequentemente levará a uma diminuição da qualidade de vida.
Educação Pública - Diante da falta de recursos de boa parte das escolas, como usar a criatividade para ensinar Ecologia?
Érica - Ecologia é uma disciplina que pode ser facilmente compreendida na própria sala de aula, pela observação do comportamento humano e das nossas relações com o ambiente, bem como com experimentos simples em uma horta no quintal da escola ou mesmo incentivando os alunos a buscar o conhecimento em revistas e jornais sobre a utilização de recursos como água, solo e alimentos de forma sustentável.
Educação Pública - Ser ecologicamente correto está em alta, mas o que é colaborar de fato com o meio ambiente? Por favor, cite alguns exemplos.
Érica - Como a população humana está crescendo a uma taxa mais do que exponencial, devemos reduzir e utilizar da melhor forma possível os recursos, como por exemplo, a água, que é considerada como um motivo potencial de guerras futuras. Embora em escala global a agricultura seja o maior consumidor de água doce, pequenas ações que evitem o desperdício de água também são importantes. Dentre essas ações estão: reutilização da água da máquina de lavar roupas, redução do tempo no banho, manter torneiras fechadas enquanto lava a louça ou escova os dentes, evitar o desperdício de alimentos e comprar produtos de empresas que preservem o meio ambiente. Outra questão importante está ligada à produção de lixo tecnológico, devido ao consumo compulsivo de equipamentos como celulares, computadores e seus periféricos pela população.
Educação Pública - Sejam os estudantes moradores de área rural ou de área urbana, o que eles podem fazer no seu dia a dia para que se comece a ter uma vida ecologicamente correta?
Érica - Existem inúmeras medidas que podem contribuir para uma vida ecologicamente correta. Vale citar, como ilustração, as ideias descritas no blog Planetaagora.
Educação Pública - Como fazer alguém que aparentemente nada sofre com o prejuízo que causamos ao meio ambiente se conscientizar de que suas ações de hoje poderão dar bons ou maus frutos amanhã?
Érica - Toda a população mundial acaba gerando impactos negativos ao meio ambiente devido à nossa atual forma de utilização dos recursos naturais; assim, a única forma de conscientizar a população é pela Educação Ambiental.
Serra de Maracaju - Pantanal
Educação Pública - Muito se fala sobre ecologia, meio ambiente, sustentabilidade etc., mas ainda há muita confusão com relação a esses conceitos. Você poderia ajudar a definir os principais deles?
Érica - A palavra ecologia significa estudo da casa, ou seja, estudo do ambiente, embora sua definição mais aceita pela comunidade científica seja estudo da distribuição e abundância dos organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância. Chamar uma atividade de sustentável significa que ela pode ser continuada ou repetida no futuro. O ambiente pode ser considerado o local no espaço onde os organismos ocorrem, influenciam e são influenciados por fatores abióticos (como água, luz e nutrientes) e por fatores bióticos (como competição e predação por outros organismos).
17/01/2011
Publicado em 17 de janeiro de 2012
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