IMS - Instituto Moreira Salles

Mariana Cruz

Um passeio pelo Instituto Moreira Salles

Imagem da página inicial do site

A construção que abriga o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro é de impecável beleza. Trata-se da antiga residência da família Moreira Salles, transformada em centro cultural em 1992, cuja arquitetura é inspirada no classicismo italiano, que contrasta com os belos jardins projetados por Burle Marx. Parece que o bom gosto de residência se estende pelo site. As cores, a organização e as fotos escolhidas para ilustrá-lo dão o tom. O site do IMS traz as programações dos três institutos espalhados pelo Brasil: do Rio de Janeiro, São Paulo e Poços de Caldas. Mas se o internauta não ficar atento, pode dar atenção à programação de uma cidade que não lhe interessa.

Ao entrar no Acervo, encontramos uma verdadeira exposição virtual, com fotos, biografia e a história de ilustres fotógrafos, como Marc Ferrez, Otto Stupakoff, Maureen Bisilliat e Thomaz Farkas, além de coleções como “Brasília 50 anos”.

O Blog traz diversas seções interessantes; talvez seja a parte mais instigante do site. Em “Correspondência” encontramos uma série de e-mails trocados entre os escritores Chico Mattoso e João Paulo Cuenca falando sobre viagens, literatura, arte e vida. Imperdível. Em “Prata da Casa” estão depoimentos de artistas e autores que passaram ou passarão pelo IMS , como o depoimento de Elvia Bezerra sobre Nise da Silveira, em que ela descreve a recusa da “doutora” em apertar botão para “desencadear o eletrochoque no paciente psiquiátrico”. Os comentários sobre os filmes que estão em cartaz no IMS são feitos por José Carlos Avelar, o coordenador de cinema do Instituto. O jornalista Bernardo Carvalho escreve a seção “Diário de Berlim” contando tudo que se passa em termos de cultura naquela cidade: lançamentos de livros, cinema, exposição e tudo ligado ao mundo das artes em Deutschland. Outro crítico de cinema do blog é José Geraldo Couto. Mesmo quem discorda de sua opinião não pode negar que suas críticas são bem fundamentadas. A seção “Quatro perguntas” é feita pelo jornalista Miguel Conde; ele entrevista nomes importantes relacionados à literatura com apenas as tais quatro perguntas. Assim podemos conhecer o pensamento não só dos novos nomes das letras, como a escritora Tatiana Salem Levy, como também de figuras carimbadas, como Rubens Figueiredo ou o crítico e ensaísta José Carlos Avelar. Em “Quadro a quadro”, gênios da pintura como Goeldi, Tarsila, Iberê Camargo e algumas obras-primas, como Paisagem de Termenilo, são analisadas por críticos de arte. Com um conteúdo desses, o blog sozinho já poderia ser um site da vez. Mas o site do IMS comporta mais coisas, como a Rádio Batuta, que traz, além de minibiografias de grandes nomes da MPB, o deleite de escutar canções de Roberto Silva, João Donato e Jackson do Pandeiro, entre outros. Por fim, há uma seção dedicada à Revista Serrote, publicada de quatro em quarto meses, com textos sobre artes plásticas, fotografia, literatura, e outras artes.

O site do IMS pode proporcionar uma satisfação estética tão grande como um passeio pelo IMS do Rio de Janeiro.

Publicado em 24 de julho de 2012

Publicado em 01 de fevereiro de 2012