Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

O canto das sereias

Mariana Cruz

Guerra-Peixe

Imagem da página inicial do site
http://www.guerrapeixe.com

O site em homenagem ao maestro Guerra-Peixe não é somente dirigido a músicos, mas também a amantes de música, de artes e da cultura brasileira. César Guerra-Peixe participou de diversos movimentos culturais de sua época e deixou importante legado artístico. Não foi só um importante compositor; foi também um grande músico, incentivador cultural e professor.

No tópico Linha da Vida, ficamos sabendo um pouco da biografia do menino César, caçula de dez irmãos, que se tornou um dos maiores nomes da música brasileira. Aos seis anos, deu seus primeiros passos no mundo da música, ao aprender a tocar violão com o pai; “aos sete, aprendeu sozinho a executar bandolim; aos oito, violino; e aos nove, piano. Começa assim a história musical de um dos grandes compositores brasileiros”, diz o texto. Lendo outros trechos de sua vida é de se admirar o seu trabalho de “garimpador musical”. Em meados do século passado, o músico viajou por diversos lugares do Brasil para pesquisar ritmos – muitos deles até hoje desconhecidos do grande público – como jongo, tambu, maracatu, moda de viola e folia de reis, entre outros. Isso mostra que, além de exímio violinista, foi também grande pesquisador da música, tendo publicado uma série de artigos sobre o folclore brasileiro e a música popular.

Em Catálogo, a busca pode ser feita de diversas formas: pelo nome da obra, pela fase/estilo e por formação instrumental. Nas músicas catalogadas são indicados os movimentos, a data de cada composição, o local, a fase e outros detalhes.

No tópico 80 exemplos estão os registros dos motivos composicionais de suas obras, disponíveis em download gratuito. Trata-se de uma seleção feita pelo próprio Guerra-Peixe, em que ele pretende demonstrar sua evolução estética, desde o início de sua carreira até 1947.

O tópico Textos é de interesse geral. Muitos escritos não requerem o menor conhecimento musical por parte do leitor, pois são frutos de sua pesquisa pelos ritmos brasileiros, como os seguintes textos: A influência africana da música brasileira; A música e os passos no frevo; Em termos de música paulista e até mesmo um artigo chamado Notas sobre jogo de bola de gude.

O site traz também o CD Tributo a Guerra-Peixe, com 20 obras para serem baixadas gratuitamente, além de uma minibiografia dos músicos responsáveis pelo CD.

Agora é só escutar e se deleitar com as composições de Guerra-Peixe, que, de tão bonitas, mais parecem o canto das sereias.

Publicado em 7 de fevereiro de 2012.

Publicado em 01 de fevereiro de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.