Brasil Cultura

Mariana Cruz

Cultura brasileira para ler e se deliciar

Imagem da página inicial do site

O Portal Brasil Cultura traz informações artísticas, históricas, turísticas, educacionais e culturais sobre o Brasil distribuídas em mais de 30 seções. A cultura é vista e revista de diversas formas: agenda cultural, culinária, entrevistas, informações sobre gestão cultural e sobre leis relacionadas à cultura (como a Lei Rouanet), textos sobre patrimônio cultural, turismo, lazer e informações sobre o conhecimento mais formal de dentro das universidades.

Em Culinária Brasileira, além de mostrar como se fazem algumas comidas típicas, como arroz doce, comidas de festa junina e acarajé, fala-se do abrasileiramento de alguns pratos estrangeiros; ou de uma personalidade famosa pelo prato que faz. Mostra também a verdadeira história de algumas comidas, como a pizza, que sempre nos remete à Itália e que, na verdade, foi criada há mais de seis mil anos pelos egípcios. Ficamos sabendo inclusive do Dia da pizza, criado no Brasil, comemorado a 10 de julho em São Paulo.

Em Dicionários ficamos conhecendo os mais diversos tipos, tais como o Dicionário do Palavrão, que coloca Jorge Amado como um dos autores que mais usam o baixo calão em sua obra literária. Também são apresentados títulos mais formais, como o Dicionário do Português Colonial.

O site disponibiliza para download 120 títulos acadêmicos em formado digital, divididos em 23 áreas de conhecimento, voltados para estudantes de graduação e pós-graduação.

Os eventos e notícias relacionados à cultura dizem respeito, em sua maioria, ao que está acontecendo na cidade de Curitiba, o que é interessante, pois sai do eixo de Rio-São Paulo. Assim, mesmo quem não mora no Paraná fica sabendo da agitada vida cultural que rola por lá.

Além disso, o site dá informações sobre os recursos que o governo disponibiliza para a cultura, inscrições em festivais e concursos, como o anúncio de projetos arquitetônicos para 2012 feito pelo Ministério da Cultura.

No que diz respeito ao conhecimento acadêmico, encontramos seções voltadas para disciplinas como Antropologia, Arqueologia, Artes Cênicas, Filosofia, História e Literatura.

Este é um portal que trata da cultura, da arte e das comidas do Brasil; pode servir para saciar nosso espírito e nosso paladar.

Bom apetite.

Publicado em 7 de agosto de 2012