Alô escola

Tatiana Serra

Recursos educativos para estudantes e professores

Imagem da página inicial do site

Sabe o tema daquele programa da TV Cultura que você gostaria de levar à escola como apoio em suas aulas? É possível acha-los no site Alô escola. É o espaço virtual que reúne os conteúdos integrais de diversos programas produzidos pela TV Cultura e pela Rádio Cultura (AM e FM).

Ali também estão conteúdos das áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Ciências, História e Artes que podem contribuir para suas atividades escolares. Todos os trabalhos disponíveis nesse site trazem propostas de abordagem, além de informações complementares como bibliografia, discografia, filmografia e endereços de museus, logradouros ou sites que podem enriquecer a discussão de cada um dos assuntos.

Um dos destaques da seção Séries, por exemplo, é o Mar à Vista, resultado de três meses de viagens, da foz do Rio Parnaíba (MA) à foz da Lagoa dos Patos (RS), com informações sobre biologia marinha, formação geológica da costa brasileira e manguezais.

No Alô escola também tem hora do recreio. Na seção Brincar é Bom há um guia de brincadeiras, como cabo de guerra, esconde-esconde, barra-manteiga, batata quente e corre cotia, com todos os detalhes de como funciona cada uma delas, além de jogos como quebra-cabeça, jogo dos oito erros, jogo das palavras e jogo da memória. Há também um espaço dedicado aos cartuns, com a explicação de como eles surgiram e uma surpresa – você pode criar seu próprio cartum. Que tal?

Nessa mesma seção, você fica por dentro da história de diversos brinquedos inventados há muito tempo, como chocalho, pião, soldadinho de chumbo, bicho de pelúcia e videogame. Ficou curioso? Não deixe de clicar no Brincar é Bom.

Acesse o Alô escola, estude e divirta-se!

Publicado em 21 de agosto de 2012