Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

O que mais chama a atenção dos adolescentes no mundo virtual

Tatiana Serra

Você conhece algum adolescente que não seja também internauta? Difícil lembrar alguém que não leve ao extremo o hábito de usar a internet no seu dia a dia, não é mesmo? Aliás, é bom ressaltar que, apesar de o exagero ser uma característica dessa fase da vida, a internet é capaz de “encantar” todos nós; afinal, nesse mundo virtual não há limites. É só dar alguns cliques para ir aonde quiser. Tudo é possível! Parece até conto de fadas; mas nas histórias que conhecemos a última pagina sempre traz um final feliz e, na internet, a última página vai nos levar a outro link e a outro, a outro, a outro... E ao desconhecido.

No Brasil e pelo mundo, os adolescentes gostam da facilidade de encontrar o que quiserem na internet, de conhecer outras pessoas, de compartilhar fotos, vídeos, de expor suas opiniões e seus gostos. O Facebook, a rede social mais acessada do mundo, ainda é o “queridinho” dos meninos e meninas brasileiros, mas outros já chamam bastante atenção, como o Twitter, conhecido por ser mais dinâmico e rápido, e o Tumblr, um canal mais personalizado e que proporciona mais liberdade de criação.

O portal americano Huffington Post acaba de revelar que os adolescentes norte-americanos entre 12 e 17 anos navegam cada vez menos no Facebook e que, apesar de utilizarem diariamente o chat dessa rede, chegam a ficar semanas sem compartilhar nada por lá, enquanto atualizam o Tumblr todos os dias, por exemplo.

Um dos motivos do sucesso dessas outras redes sociais, e que merece nossa reflexão, é o fato de os adolescentes preferirem o Twitter e o Tumblr por permitirem maior grau de anonimato e a possibilidade de se conectar com pessoas que compartilham os mesmos interesses. Estariam esses jovens internautas revelando uma vontade de se expor mais cautelosa e direcionada? Para quem acha que eles não têm limite, fica a reflexão.

Outro objetivo dos adolescentes na internet é a música. A Nielsen fez recentemente uma pesquisa sobre como o modo de ouvir música mudou nos últimos anos. O estudo foi feito apenas com norte-americanos, porém, apresenta uma visão global de que o canal YouTube é a fonte de música preferida desse público.

Cada um em busca dos seus estilos preferidos, ouvir e baixar músicas são ações bastante praticadas pelos adolescentes. Mas é importante lembrar que fazer upload de arquivos na web pode ser considerado crime, dependendo do caso. De qualquer forma, para quem tem adolescentes em casa ou na sala de aula, é sempre importante estar conectado ao que eles andam fazendo online e offline e, para isso, é necessário navegar e conhecer um pouco desse mundo virtual e suas novidades.

Publicado em 28 de agosto de 2012

Publicado em 28 de agosto de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.