Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Biblioteca Virtual de Ciências Humanas

Tatiana Serra

O espaço virtual do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais

Imagem da página inicial do site
http://www.bvce.org

A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas permite o acesso gratuito a um conjunto de bibliotecas virtuais desenvolvidas pelo Centro Edelstein de Pesquisas Sociais ou em parceria dele com outras instituições. Trata-se de um acervo com mais de 55 mil textos atualmente, número que está em plena expansão.

Você conhece o Centro Edelstein? Ele promove pesquisas, cursos de formação e a disseminação da produção das ciências sociais no Brasil e na América Latina. O Edelstein privilegia o uso da internet como infraestrutura de acesso livre e universalização do conhecimento, desenvolvendo bibliotecas virtuais, bancos de dados e estudos.

O site BVCE disponibiliza livros e artigos sobre a sociedade da informação em várias línguas. E o melhor é que todos os textos podem ser consultados gratuitamente. Além disso, o site da biblioteca disponibiliza um link com revistas latino-americanas em inglês.

Na seção Livros Brasileiros, são listados exemplares que já estejam em domínio público, e todos eles são reeditados para facilitar o processo de leitura e impressão. É importante ressaltar que a inclusão dos livros no portal foi feita com a devida autorização dos autores ou herdeiros dos direitos autorais. No entanto, a equipe da biblioteca recomenda que, caso algum livro incluído esteja violando direitos de edição, basta entrar em contato com a BVCE para que a situação seja regularizada.

Quem quiser fazer sua pesquisa no site deve acessar a lista completa de livros ou preencher um breve formulário com os critérios da pesquisa: por palavra no título, autor, palavra-chave ou por área... E pronto. Experimente!

Os deficientes visuais interessados em conhecer a biblioteca podem utilizar o Dosvox, um programa gratuito de síntese de voz, um sistema operacional criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ que permite a essas pessoas utilizar um microcomputador para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo o máximo de independência no estudo e no trabalho.

Vale ressaltar que os autores interessados em cadastrar seus livros na biblioteca virtual devem acessar o site e seguir as instruções.

Aproveite a oportunidade de usar a Biblioteca Virtual do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais como fonte de pesquisa para seus trabalhos!

Publicado em 18 de setembro de 2012

Publicado em 18 de setembro de 2012