Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Biblioteca Virtual de Ciências Humanas

Tatiana Serra

O espaço virtual do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais

Imagem da página inicial do site
http://www.bvce.org

A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas permite o acesso gratuito a um conjunto de bibliotecas virtuais desenvolvidas pelo Centro Edelstein de Pesquisas Sociais ou em parceria dele com outras instituições. Trata-se de um acervo com mais de 55 mil textos atualmente, número que está em plena expansão.

Você conhece o Centro Edelstein? Ele promove pesquisas, cursos de formação e a disseminação da produção das ciências sociais no Brasil e na América Latina. O Edelstein privilegia o uso da internet como infraestrutura de acesso livre e universalização do conhecimento, desenvolvendo bibliotecas virtuais, bancos de dados e estudos.

O site BVCE disponibiliza livros e artigos sobre a sociedade da informação em várias línguas. E o melhor é que todos os textos podem ser consultados gratuitamente. Além disso, o site da biblioteca disponibiliza um link com revistas latino-americanas em inglês.

Na seção Livros Brasileiros, são listados exemplares que já estejam em domínio público, e todos eles são reeditados para facilitar o processo de leitura e impressão. É importante ressaltar que a inclusão dos livros no portal foi feita com a devida autorização dos autores ou herdeiros dos direitos autorais. No entanto, a equipe da biblioteca recomenda que, caso algum livro incluído esteja violando direitos de edição, basta entrar em contato com a BVCE para que a situação seja regularizada.

Quem quiser fazer sua pesquisa no site deve acessar a lista completa de livros ou preencher um breve formulário com os critérios da pesquisa: por palavra no título, autor, palavra-chave ou por área... E pronto. Experimente!

Os deficientes visuais interessados em conhecer a biblioteca podem utilizar o Dosvox, um programa gratuito de síntese de voz, um sistema operacional criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ que permite a essas pessoas utilizar um microcomputador para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo o máximo de independência no estudo e no trabalho.

Vale ressaltar que os autores interessados em cadastrar seus livros na biblioteca virtual devem acessar o site e seguir as instruções.

Aproveite a oportunidade de usar a Biblioteca Virtual do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais como fonte de pesquisa para seus trabalhos!

Publicado em 18 de setembro de 2012

Publicado em 18 de setembro de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.