Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Descomplica

Tatiana Serra

Vídeos, áudios, notícias para descomplicar conteúdos

Imagem da página inicial do site
http://www.descomplica.com.br

Descomplica é um site de apoio para estudantes e educadores do Ensino Médio, especialmente para aqueles que estão se dedicando ao vestibular. Ele oferece aulas em vídeo, simulados virtuais, provas resolvidas em vídeo e podcasts (arquivos de áudio transmitidos via internet). Para ter acesso ao conteúdo do site, basta fazer um rápido cadastro.

É provável que, enquanto lê aqui sobre o Descomplica, você esteja se perguntando se esse site é gratuito ou não. Sim, os áudios (seja para assistir ou para baixar), questionários e notícias são gratuitos. O usuário só paga se desejar assistir a vídeos ou aulas ao vivo.
O site oferece conteúdo de Biologia, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Português, Redação, além de notícias sobre os assuntos de maior interesse do seu público-alvo. Todo esse conteúdo está organizado em cenas e módulos. Cenas são vídeos de curta duração que estão contidos em um mesmo módulo. Por exemplo: o módulo "Dissertação Argumentativa" possui as cenas "Introdução", "Desenvolvimento" e "Conclusão".
Para achar o vídeo que você quer, é só procurar diretamente nas abas das disciplinas ou pesquisar um assunto específico na "Busca", localizada em cima de qualquer página do site. Se gostou de um vídeo, mas não pode assistir a ele na hora, é possível adicioná-lo aos seus Favoritos. Para isso, basta clicar na estrela cinza ao lado do nome de cada título de cada vídeo; ela ficará amarela. Para acessar esse mesmo vídeo depois, é só clicar no botão “Meus favoritos”, lá em cima, no quadro-negro do login.

As aulas são o carro-chefe do Descomplica. Quem as conduz são professores de alguns dos melhores colégios e cursinhos pré-vestibulares do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, é o que garante o site! E se surgir qualquer dúvida, entre em contato com a equipe de professores pelo fórum Perguntas e Respostas.

Para conhecer o site, basta acessar www.descomplica.com.br e/ou conferir as dicas da equipe Descomplica no Facebook, no Twitter e no Orkut. Parte do conteúdo do site também pode ser encontrada no YouTube e no Videolog.

Publicado em 24/01/2012

Publicado em 24 de janeiro de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.