Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

O Brasil de Betinho

Tatiana Serra

“Não quero viver obrigado à obediência, a nenhuma ideia de nação, pátria, partido, igreja ou grupo. Quero viver de acordo com princípios democráticos fundados na solidariedade, na liberdade, igualdade, participação e diversidade”.

Quem conhece um pouco da trajetória de Herbert José de Souza, o Betinho, pode identificar essa frase como representante de sua postura de vida; baseado em sua trajetória e sua sabedoria, é difícil encontrar alguém que não queira manter os pensamentos e as atitudes do sociólogo sempre vivos!

O livro O Brasil de Betinho foi lançado em 7 de novembro de 2012; marca os 15 anos de morte do sociólogo e é mais um registro bem-vindo de suas palavras. A partir de uma seleção de livros, textos e entrevistas de diferentes épocas, a obra reúne falas de Betinho sobre 60 anos da história recente do Brasil.

Trata-se de um mosaico construído a partir de fotografias, ilustrações, reproduções de documentos e textos, desde o seu nascimento, em 3 de novembro de 1935, quando ocorreu a Revolta Comunista, passando pela militância política, por diversos governos, pelo golpe de 64, pela luta contra o regime militar, contra a desigualdade e tantas outras... até a sua morte, em 9 de agosto de 1997, marcada por sua última luta, dessa vez, contra a Aids.

Que seja bem-vindo O Brasil de Betinho e que sejam bem-vindos os interessados em conhecer mais sobre esse brasileiro que foi exilado político, ativista contra a Aids, fundador da Ação Popular, fundador do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e coordenador da Campanha contra a Fome. Enfim, um “ousado cidadão brasileiro”, como diz Cândido Grzybowski, também sociólogo e atual diretor do Ibase, no texto de abertura do livro.

Bem ao modo Betinho de ser, a obra integral está disponível para download de forma gratuita no site do Ibase. Esse mesmo link também disponibiliza quatro vídeos que compõem a publicação. São eles: O dia da cura, um curta de ficção contra a Aids, com a participação especial de Betinho, que retrata sua luta contra a doença; Super-Betinho, em que ele é entrevistado; e dois filmes da Ação da Cidadania; um deles, Bejia-Flor, contém um depoimento do sociólogo.

Tenha uma ótima leitura!

Ficha técnica do livro:

  • Título: O Brasil de Betinho
  • Organizadores: Dulce Pandolfi, Augusto Gazir, Lucas Corrêa
  • Gênero: Documentário
  • Produção: Mórula Editorial/Ibase

Publicado em 27/11/2012

Publicado em 27 de novembro de 2012

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.